Encerramento das Olimpíadas: Tóquio se despede e entrega bastão para Paris

Show de luzes e música marcou despedida dos Jogos Olímpicos do Japão. Próxima edição será daqui a três anos, em 2024 na cidade luz, Paris

Acompanhe a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio no Japão | Gaspar Nobrega/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão chegam ao fim. Faltam 1.083 dias para as Olimpíadas de Paris 2024. A contagem começou com o encerramento da Cerimônia no Estádio Olímpico neste domingo (8). A festa não teve a presença do público em geral por conta da pandemia da Covid-19, mais os japonses deram show de luzes e muita música e fizeram a passagem de bastão para os franceses.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), fez último discurso e encerra os jogos. Ele elogiou a união de atletas frente a desafios da pandemia: "Nos dá esperança". As competições das Paralimpíadas começam no dia 24 de agosto.

Entrada dos Atletas no encerramento dos Jogos do Japão- Foto: COI

Como de costume, todos os atletas entraram juntos Rebeca, medalhista na ginástica, entrou com a bandeira do Brasil.  Pela ordem do alfabeto japonês, ela foi a 151º atleta a desfilar. Por causa da pandemia do coronavírus, 63 das 206 delegações não enviaram representantes, e suas bandeiras foram carregadas por voluntários.

O Brasil bateu seu recorde de medalhas no Japão, ficando em 12º lugar e teve 21 pódios, superando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando terminou com 19.

O desfile é bem menos formal que o da cerimônia de abertura, com um número bem menor de atletas também. Hebert Conceição, medalhista de ouro no boxe, também está representando o Brasil.

Fogos no encerramento no estádio de Tóquio- Foto: Gaspar Nobrega/COB

Momento artístico da cerimônia

Após todos os atletas entrarem, um jogo de luz forma os anéis olímpicos no estádio. A cidade de Tóquio foi representada por um número de artístias que representa os moradores, os pontos turísticos e a geografia da cidade.

Pela tradição os vencedores das maratonas são homenageados. No pódio feminino são: Ouro- Peres Jepchirchir (Quênia), Prata- Brigid Kosgei (Quênia) e Bronze-  Molly Seidel (EUA).

Vencedores das maratonas são homenageados- Foto: COI

Já o pódio masculino é: Ouro- Eliud Kipchoge(Quênia), Prata- Abidi Nageeye (Países Baixos) e Bronze- Bashir Abdi (Bélgica).

Os voluntários japoneses foram homenageados pelos atletas que entraram com um buquê de flores e o mascote dos jogos.

O símbolo dos jogos passou pela Governadora de Tóquio para a prefeita de Paris, que é a próxima a receber os jogos.

Paris é logo alí

Em Paris 2024, próxima sede dos Jogos Olímpicos, centenas de pessoas estão reunidas em frente à Torre Eiffel, principal cartão-postal da cidade, assistindo à cerimônia de encerramento. Os franceses assistiram a passagem oficial do bastão com festa. Os medalhistas que já voltaram para o país e a população celebram as Olimpíadas na cidade.

É o fim das Olimpíadas de Tóquio. A chama olímpica se apaga e voltará a ser acesa em Paris.  

Chama olímpica se apagou marcando o fim dos jogos de Tóquio- Foto: COI.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES