mais

Encerramento das Olimpíadas: Tóquio se despede e entrega bastão para Paris

Show de luzes e música marcou despedida dos Jogos Olímpicos do Japão. Próxima edição será daqui a três anos, em 2024 na cidade luz, Paris

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão chegam ao fim. Faltam 1.083 dias para as Olimpíadas de Paris 2024. A contagem começou com o encerramento da Cerimônia no Estádio Olímpico neste domingo (8). A festa não teve a presença do público em geral por conta da pandemia da Covid-19, mais os japonses deram show de luzes e muita música e fizeram a passagem de bastão para os franceses.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), fez último discurso e encerra os jogos. Ele elogiou a união de atletas frente a desafios da pandemia: "Nos dá esperança". As competições das Paralimpíadas começam no dia 24 de agosto.

Entrada dos Atletas no encerramento dos Jogos do Japão- Foto: COIEntrada dos Atletas no encerramento dos Jogos do Japão- Foto: COI

Como de costume, todos os atletas entraram juntos Rebeca, medalhista na ginástica, entrou com a bandeira do Brasil.  Pela ordem do alfabeto japonês, ela foi a 151º atleta a desfilar. Por causa da pandemia do coronavírus, 63 das 206 delegações não enviaram representantes, e suas bandeiras foram carregadas por voluntários.

O Brasil bateu seu recorde de medalhas no Japão, ficando em 12º lugar e teve 21 pódios, superando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando terminou com 19.

O desfile é bem menos formal que o da cerimônia de abertura, com um número bem menor de atletas também. Hebert Conceição, medalhista de ouro no boxe, também está representando o Brasil.

Fogos no encerramento no estádio de Tóquio- Foto: Gaspar Nobrega/COBFogos no encerramento no estádio de Tóquio- Foto: Gaspar Nobrega/COB

Momento artístico da cerimônia

Após todos os atletas entrarem, um jogo de luz forma os anéis olímpicos no estádio. A cidade de Tóquio foi representada por um número de artístias que representa os moradores, os pontos turísticos e a geografia da cidade.

Pela tradição os vencedores das maratonas são homenageados. No pódio feminino são: Ouro- Peres Jepchirchir (Quênia), Prata- Brigid Kosgei (Quênia) e Bronze-  Molly Seidel (EUA).

Vencedores das maratonas são homenageados- Foto: COIVencedores das maratonas são homenageados- Foto: COI

Já o pódio masculino é: Ouro- Eliud Kipchoge(Quênia), Prata- Abidi Nageeye (Países Baixos) e Bronze- Bashir Abdi (Bélgica).

Os voluntários japoneses foram homenageados pelos atletas que entraram com um buquê de flores e o mascote dos jogos.

O símbolo dos jogos passou pela Governadora de Tóquio para a prefeita de Paris, que é a próxima a receber os jogos.

Paris é logo alí

Em Paris 2024, próxima sede dos Jogos Olímpicos, centenas de pessoas estão reunidas em frente à Torre Eiffel, principal cartão-postal da cidade, assistindo à cerimônia de encerramento. Os franceses assistiram a passagem oficial do bastão com festa. Os medalhistas que já voltaram para o país e a população celebram as Olimpíadas na cidade.

É o fim das Olimpíadas de Tóquio. A chama olímpica se apaga e voltará a ser acesa em Paris.  

Chama olímpica se apagou marcando o fim dos jogos de Tóquio- Foto: COI.Chama olímpica se apagou marcando o fim dos jogos de Tóquio- Foto: COI.

 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail