Enduro do Corisco terá muitos laços e trilhas de areia neste domingo

A 4ª prova valerá pelas 7 e 8 etapas do campeonato e acontecerá no próximo domingo (24), com largada e chegada em Teresina.

Enduro do Corisco acontece neste domingo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Enduro do Corisco é a 4ª de cinco provas do Campeonato Piauiense de Enduro da Regularidade 2021, evento realizado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, esta que tem sede no Mato Grosso do Sul. A prova valerá pelas 7 e 8 etapas do campeonato e acontecerá no próximo domingo (24), com largada e chegada em Teresina. 

O nome Corisco, aliás, é uma homenagem à região de Teresina, famosa pelas chapadas onde é comum a queda de muitos raios. No entanto, a disputa para motos ultrapassa os limites do município, tendo geralmente passagem por trilhas de Altos e de outros municípios vizinhos.

 Enduro do Corisco acontece neste domingo, 24 de outubro | FOTO:  Divulgação

O percurso de cerca de 130 km já foi concluído pela direção de prova, comandada pelo piloto e empresário Wesley Macedo (Alemão Off-Road). A largada oficial será do Sitio do DIDI, localizado na Santa Teresa, zona rural de Teresina onde também acontecerá a chegada e a cerimônia de premiação, prevista para começar às 14:30 horas. 

Cada piloto inscrito tem o minuto e segundo exato para dar sua arrancada, uma vez que a prova é de regularidade e os inscritos precisam estar orientados dentro do tempo e dentro do percurso programado pela direção de prova. Vencem os mais regularidades, ou seja, os que trilharem o percurso dentro do tempo e com menos margem de erro do mapa que está acoplado no seu computador de bordo. 

Após a largada, a prova segue pela zona sudeste deTeresina, passando pelo Vale do Gavião, onde já começam as “pegadinhas” ou dificuldades técnicas para testar a capacidade de orientação e navegação. 

“Para as categorias máster (Graduado), intermediário e novato um treço de cerca de três quilômetros de laços já para aquecer em uma parte de morro;  retornam para o mesmo lugar onde largaram; em seguida largam novamente no sentido contrário pela BR 343, entrando em trilhas no sentido de Altos. A prova seguirá em trilhas de redes de alta tensão, com muitos laços em terreno arenoso e pedras”, disse Macedo, informando que a primeira etapa da prova termina na altura da Usina Santana, com cerca de 50 km de percurso. 

Segunda parte

A segunda parte do Corisco será da Usina Santana ainda trilhando no sentido de Altos. Para esta segunda parte, o percurso se resume em muitos laços, trechos de muita areia e terreno plano. “A prova termina numa trilha tradicional conhecida pelos pilotos como Ui ‘Papai’ e, por fim, os competidores retornam para o local de chegada em deslocamento. A FMP premiará os cinco primeiros colocados de cada categoria: Graduado, Intermediário, Novato, Moto Rally e Duplas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelos contatos da Secretaria da FMP, pelos fones (86) 98809-7686 ou (99) 98167-2222. O Enduro do Corisco tem o patrocínio da SETUR/Governo do Piauí, apoio da Semel – Prefeitura Municipal de Teresina e da empresa Alemão Off-Road; cronometragem será da NORTE CRONOMETRAGEM  e a Coprodução da X BRASIL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES