Tênis: Entidades unem forças e promovem mudanças

O objetivo é a padronização a fim de buscar novos investimentos

WTA de Palermo, na Itália | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parceria e uniformidade são duas palavras que ficarão de aprendizado para as entidades que regem o tênis feminino e masculino após uma temporada atípica por conta da pandemia do coronavírus e, consequentemente, número menor de torneios e investimento na modalidade. É justamente por isso que a WTA, em português Associação de Tênis das Mulheres, e a ATP, Associação dos Tenistas Profissionais (entidade que rege o masculino), decidiram unir forças e promover algumas mudanças já para 2021. A partir do ano que vem, a WTA padronizará o nome das categorias de seus torneios, alinhando-se assim à ATP. Informações do site GloboEsportes.com

 WTA de Palermo, na Itália

- 2020 abriu uma oportunidade única para uma maior sinergia entre todos os órgãos dirigentes do tênis - vibrou a presidenta da WTA, Micky Lawle.

Isso na prática quer dizer que a partir de 2021, os torneios não serão mais chamados de "Premier Mandatory" e "Premier 5" da WTA, mas categorizados como WTA 1000, enquanto os eventos "Premier" serão WTA 500. Os outros dois níveis serão WTA 250 e WTA 125, seguindo, assim, o padrão de nomenclatura utilizado no masculino, que tem torneios de nível Masters 1000, ATP 500 e ATP 250.

- Um sistema numérico permite a compreensão imediata do nível do torneio, oferecendo aos fãs uma maneira simples de entender e se envolver com o torneio. Além de fornecer simplicidade e compreensão imediata, isso fornece alinhamento com a nomenclatura de torneios da ATP para que o tênis profissional seja consistente e reflita o mesmo sistema de nomenclatura de torneios - disse Micky Lawle.

Vale lembrar ainda que os torneios masculinos e femininos têm um sistema de classificação separado, enquanto algumas regras, incluindo treinamento em quadra, também são diferentes. No entanto, uma fusão poderia simplificar os contratos de televisão e acordos de patrocínio, já que os telespectadores atualmente precisam de diferentes plataformas de TV paga para assistir aos jogos.

O que se sabe neste momento é que os prêmios em dinheiro e os pontos de classificação das categorias WTA renomeadas não serão alterados para espelhar seus equivalentes ATP. Aliás, unir os tours profissionais não é uma tarefa fácil, já que até sete associações administram diferentes torneios ao redor do mundo. Além da ATP e da WTA, a modalidade também é controlado pela Federação Internacional de Tênis e pelas diretorias dos quatro torneios Grand Slam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES