Equipe da nova prova olímpica de 4x400m treina e está confiante

Na qualificação, no Mundial de Atletismo em Doha, em 2019, o grupo bateu o recorde sul-americano

Atleta | Wagner Marinho/CBAt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O revezamento 4x400 m misto é uma das modalidades que vão estrear nos Jogos de Tóquio em 2021 e a equipe brasileira já está qualificada para a competição. O grupo fez a primeira prova na categoria adulta no Mundial de Revezamentos de Yokohama, em maio do ano passado e a qualificação veio em setembro, após a disputa da final do Campeonato Mundial de Doha. 

A equipe no Japão foi formada por Lucas Carvalho, Tiffani Marinho, Cristiane Silva e Alexander Russo e terminou em sexto lugar, com 3:20.71. No Catar, o quarteto teve Lucas, Tiffani, Geisa Coutinho e Alexander na final, completando a prova na oitava colocação, com 3:16.22. Na qualificação, com Anderson Henriques no lugar de Alexander, o grupo bateu o recorde sul-americano, com 3:16.22.

“Mesmo com as dificuldades da pandemia, espero muito fazer parte da equipe em Tóquio. Vou tentar a quarta e última Olimpíada de minha carreira”, disse a atleta fluminense Geisa Coutinho, que nesta segunda-feira (1/6) completa 40 anos. “Fui ao Mundial de Yokohama, onde me machuquei, e depois ajudei a equipe a se classificar para os Jogos em Doha.”

Treinada por Carlos Alberto Cavalheiro, Geisa é um exemplo de dedicação ao esporte. Tanto que chega aos 40 anos competitiva, tendo ganhado em fevereiro a medalha de bronze nos 400 m do Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia. “Só peço a Deus que os Jogos de Tóquio não sejam cancelados por causa da doença. Vou fazer a minha parte e treinar muito. Estou bem, me cuidando e na luta”, comentou a atleta do Pinheiros, nove vezes campeã individual do Troféu Brasil de Atletismo.

Na quarentena, Geisa tem adaptado os treinos em casa. “Não estou saindo para correr na rua e sigo os cuidados recomendados. Temos de esperar tudo passar porque agora as coisas estão confusas”, afirmou a atleta olímpica em Atenas-2004, Londres-2012 e Rio-2016, que tem o tempo de 51.08 como recorde pessoal.

O paulista Lucas Carvalho, de 26 anos, também tem grandes objetivos para 2020-2021. “Quero correr os 400 m abaixo dos 45 segundos e, com certeza, participar de mais uma final dos 4x400 m misto e quem sabe pegar uma medalha na Olimpíada. Acho que temos grandes chances de ganhar uma medalha”, comentou Lucas.

Líder do Ranking Brasileiro de 2020 (45.60) e segundo colocado de 2019 (45.69), o bicampeão do Troféu Brasil tem 45.37 como melhor marca da carreira. “Estou treinando como posso em casa e às vezes consigo ir a uma academia”, informou Lucas, que é orientado por Felipe de Siqueira e participou dos Jogos do Rio-2016.

Anderson Henriques (AABLU-SC), Alexander Russo (Orcampi-SP), Tiffani Marinho (Orcampi-SP) e Cristiane Silva (ACA-SC) estão também na luta para integrar a equipe olímpica. Anderson, de 28 anos, é o atleta mais experiente e o único que correu os 400 m em menos de 45 segundos: 44.95 no Mundial de Moscou-2013. Já Tiffani, de 21 anos, é a grande esperança da especialidade.

Neste primeiro semestre de 2020, os campings de treinamento previstos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Comitê Olímpico do Brasil (COB) foram suspensos por causa da pandemia global. Evandro Lazari, o treinador do 4x400 m misto nos dois mundiais do ano passado, aguarda a situação melhorar. “Não temos nenhum planejamento pronto por agora. Entendo que o momento é o de repensar tudo e esperar as definições”, comentou. (COB/Fonte: CBAt)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES