Escândalo ameaça futuro e receitas do atacante Ronaldo

Há um inquérito em delegacia na Barra da Tijuca sobre o fato

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a carreira em risco por grave contus?o, o atacante Ronaldo, agora, vai enfrentar obst?culos ? sua trajet?ria no futebol e a suas rendas por conta do esc?ndalo envolvendo travestis no Rio de Janeiro. H? um inqu?rito em delegacia na Barra da Tijuca sobre o fato.

No Milan, dirigentes contr?rios ? sua perman?ncia no clube v?o usar o fato para pressionar pela n?o renova??o de seu contrato, que acaba no meio deste ano. A reportagem apurou que sua continuidade na It?lia tornou-se mais complicada.

Al?m disso, seu maior contrato de patroc?nio, com a Nike, tem cl?usula que possibilita ? rescis?o pela empresa no caso de abalo ? imagem do atleta. O acordo se estende al?m do encerramento de sua carreira.

Executivos do EUA da empresa pediram informa?es sobre o caso, temendo envolvimento com drogas. Ficaram aliviados quando o delegado Carlos Augusto Pinto afirmou que Ronaldo pode ter sido v?tima de extors?o pelos travestis.

Mas empres?rios que cuidam da carreira de estrelas do futebol, que n?o quiseram se identificar, contaram que todos os contratos com jogadores t?m cl?usulas rescis?rias para casos que afetem sua reputa??o. Outros acordos de Ronaldo j? cont?m esses termos.

Representantes dos atletas negaram conseq??ncias contratuais pelo esc?ndalo.

"O que ocorreu n?o ? de ?mbito legal. Esse tipo de recurso [rescis?o] n?o cabe a nenhum contratante do Ronaldo. N?o est? legitimado em qualquer contrato do jogador, at? porque, para uma rescis?o contratual, Ronaldo deveria ser condenado publicamente. Mas ele n?o cometeu nenhum crime, n?o infringiu nenhuma lei", afirmou o empres?rio do atleta, Fabiano Farah, em nota oficial.

Oficialmente, nenhum dos patrocinadores, nem mesmo o time italiano, comentou o epis?dio. A diretoria da Nike disse que "deseja que ele volte logo aos gramados". A AmBev afirmou que n?o falaria porque patrocina "o atleta Ronaldo". E a TIM nada comentou.

Nenhuma das empresas explora a imagem de Ronaldo em campanhas recentes. O jogador n?o aparece com destaque nos sites delas.

H? apenas a campanha da Nike para que Ronaldo n?o desista, lan?ada ap?s sua contus?o. A les?o do atacante no joelho esquerdo, em fevereiro, ? uma explica??o para sua pouca utiliza??o por patrocinadores.

Al?m disso, h? o seu afastamento da sele??o brasileira, desde a Copa de 2006. A CBF tamb?m n?o quis falar sobre o epis?dio com travestis.

A Nike poderia ter rompido com o atleta por sua aus?ncia do time brasileiro em longo per?odo, segundo outra cl?usula.

Especialistas em marketing esportivo explicam que n?o recomendariam ? nenhuma empresa utilizar a imagem de Ronaldo agora. E dizem que o atleta ter? grandes dificuldades para firmar novos acordos com outros patrocinadores.

Entre os jogadores, Ronaldo ganhou suporte. Houve quem ligasse para o atleta no Rio. Quem falou com ele, ontem, relatou que o sentiu deprimido.

"O meu ?dolo ser? sempre o Ronaldo", afirmou Pato ? TV Sky, na It?lia. "Ele ? tranq?ilo, ? um grande amigo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES