Especialista explica câncer de pele do técnico Vanderlei Luxemburgo

‘Dezembro Laranja’ chama atenção da população para prevenção e diagnóstico desse tipo de tumor, causado por fatores externos como o Sol e o mais incidente no Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana passada, o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, foi diagnosticado com um câncer de pele, depois de uma biópsia em três pintas no nariz, sendo uma delas maligna, do tipo melanoma. Com a aproximação do verão, o ‘Dezembro Laranja’ visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico desse tipo de tumor como o do técnico do treinador.

 Luxemburgo Vasco — Foto: André Durão No Brasil, o câncer de pele é o mais comum, representando mais de 90% dos casos de câncer. Estima-se que, somente em 2019, serão diagnosticados cerca de 85.170 novos casos em homens e 80.410, em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse tumor está ligado à exposição crônica ao Sol e a câmeras de bronzeamento artificial, especialmente em pessoas com mais de 50 anos, de pele e olhos claros.

“Em um país tropical como o Brasil, que tem uma população muito heterogênea, incluindo pessoas com pele mais clara, existe uma radiação solar acentuada, necessitando de maiores cuidados para evitar o câncer de pele”, explica a Drª Johanna Wagner Poti Sales, dermato-patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entidade que congrega médicos especialistas no diagnóstico de doenças como o câncer.

Segundo informações do INCA, o câncer melanoma, um dos que afetou o técnico Luxemburgo, representa apenas 3% dos tumores na pele, sendo o tipo mais grave da doença. Enquanto o não melanoma corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Esse tipo de câncer é o que mais atinge as mulheres em todas as regiões do país. Nos homens, é o mais incidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E, no Nordeste e Norte, continua em uma posição alta, encontrando-se no segundo lugar entre os mais recorrentes.

Prevenção e diagnóstico

A prevenção envolve primordialmente os cuidados com o Sol. É importante evitar a exposição solar das 10h às 16h horas, além da cautela com o excesso de tempo no banho de Sol e o uso de filtros solares, explica a médica dermato-patologista, que também destaca a importância da do Dezembro Laranja, ação realizada por entidades como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, do Ministério da Saúde.

Além disso, adverte a Drª Joahnna: é essencial ficar atento a qualquer alteração na pele, como o surgimento de pintas pelo corpo, que aumentam progressivamente de tamanho, ou apresentam-se com prurido ou sangramentos: “Esses tumores têm altos percentuais de cura, porém, quanto mais precocemente for identificada a lesão, melhores serão os resultados do tratamento” conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES