Estado do Piauí começa a se inserir no paradesporto nacional

Um grupo de velocistas com deficiência intelectual buscam vaga para representar o Estado nas Paraolimpíadas Brasileiras.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é considerado uma potências no paraolimpismo mundial e o governo do Piauí dá os primeiros passos para se inserir neste cenário, buscando revelar, desenvolver talentos e ao mesmo tempo contribuir com a inclusão social através do esporte.

Na manhã de ontem, um grupo de velocistas com deficiência intelectual correu em busca de uma das vagas para representar o Estado nas Paraolimpíadas Brasileiras, a ser realizadas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). As competições reunirão estudantes com deficiência física, visual e intelectual de todo o País, em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto.

Do Piauí carimbaram o passaporte, através da seletiva realizada pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Jaelton Alcides Castro, José Francisco Pereira de Sousa e Dulcyane Lima, os quais competirão nas provas de 100 metros e salto em distância; além de Juniel Ribeiro Costa, nos 400 metros, e Igor Rabelo Gomes do arremesso de peso.

No tênis de mesa o vencedor da seletiva foi José Alberto Ferreira Maia Filho. Jaelton Alcides Castro, que já foi campeão dos Jogos Brasileiros das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), promete buscar a medalha dourada em São Paulo. ?O esporte faz parte da minha vida, gosto muito de praticar atividade, vou para São Paulo e quero vencer?.

José Francisco, apesar da paralisia cerebral e da dificuldade física de correr e saltar, demonstrou bom desempenho tanto nos 100m como no salto em distância. ?Eu corro, brinco, jogo bola e salto. Quero ir para São Paulo, lá vai ser bom porque gosto muito de esporte?, comentou.

A seletiva consistiu na realização das provas de velocidade 100m e 400 metros, arremesso de peso e salto em distância. ?O objetivo era alcançar o índice estabelecido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para que os atletas tenham aval para participar da etapa nacional.

O governo do Estado, juntamente com a Fundespi, está dando todo o apoio para que isso seja realizado?, disse César Gabriel, coordenador da seletiva e chefe da delegação que vai a São Paulo. De acordo com José Gomes, presidente da Fundespi, ?estas competições escolares despertam o interesse das crianças com deficiência pelo esporte e isso é de suma importância. A escola é o meio pelo qual se detecta talento e ainda pode fomentar o paradesporto entre os estudantes?.

O professor da APAE de Teresina, Jarbas Carvalho, elogiou a iniciativa do governo do Estado em aderir à Paraolimpíada Nacional. ?A gente tem atividade voltada para o esporte, são realizadas as Olimpíadas Nacionais e agora também o Governo do Estado está promovendo os eventos, teve recentemente as Paraolimpíadas e isso faz com que incentive os garotos a competirem?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES