Ex-BBB Fernando é o primeiro brasileiro com lesão medular a saltar de paraquedas

Fernando Fernandes encara mais um desafio

Parceria que fez história entre Fernando e Tambor | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fernando Fernandes conquistou mais uma marca histórica. Após dois anos de preparação, pela primeira vez um lesionado medular encarou um salto de paraquedas sozinho. Com ajuda de instrutores e equipamentos diferenciados, o atleta paralímpico, ex-participante do reality show Big Brother Brasil, encarou o desafio e pulou de uma altura de quatro mil metros.

- Isso soma na canoagem e na minha vida. Você aprende a controlar seus medos. Você tem que vencer o medo diariamente. Vontade de viver não falta para Fernando. O mais difícil foi encontrar um instrutor que topasse o desafio. Por não ter o controle do corpo da cintura para baixo, o risco de algo dar errado na hora do salto assustou muita gente. Mas ele não desistiu e convenceu João Tambor. Com 25 anos de experiência em paraquedismo e mais de 14 mil saltos, o instrutor apoiou Fernando no novo desafio.

- Quando fiquei sabendo o que ele queria, fiquei muito contente de poder ajudar a concretizar esse sonho, esse projeto.

A parceria deu certo. Os treinos foram exaustivos. Diferente do salto duplo, no qual o instrutor está no comando e o aluno é apenas um passageiro, Fernando saltou em queda livre. Nessa modalidade, dois instrutores saltam junto com o aluno, mas apenas como guias. Na altura de 2 mil metros, eles soltam o aluno e o próprio aciona o paraquedas, faz a navegação e a aterrissagem sozinho.

- Ah, é uma mistura de tudo. É medo, com ansiedade, com vontade, com liberdade ? afirmou Fernando.

Adaptações foram necessárias nos equipamentos. Fernando treinou em um tubo de vento durante meses. Simulações de queda livre se repetiram para que nada pudesse dar errado.

- Pensamos em estabilizar as duas pernas dele. Como ele não tem força na perna, então bloqueamos o joelho dele um pouquinho acima de 90 graus, para que quando ele estivesse em queda livre, a perna não ficasse solta ? explicou o instrutor.

Mas deu errado. Na hora do salto, o atleta ficou com as costas virada para o chão. Um imprevisto que assustou a todos, mas que foi resolvido com a sabedoria dos professores. Eles tentaram virar o corpo de Fernando e colocar na posição correta durante a queda, mas não foi possível. A solução foi soltar o paraquedas para o atleta e aí permitir que ele completasse o salto sozinho.

- A gente estava caindo na posição invertida, ele estava caindo de costas. Cheguei perto dele e achei que ele estaria com aquela cara que o aluno de primeiro salto faz, com o olho saltando para fora dos óculos. Mas não, ele estava sorrindo ? contou João Tambor.

A manobra final foi orientada por rádio. O passo a passo foi dado para que Fernando pousasse no lugar certo, sem mais complicações. E quando pisou no solo, a emoção tomou conta do atleta.

- É muita adrenalina, muita, muita, muita adrenalina ? vibrou Fernando.

Já são seis desafios cumpridos pelo ex-BBB. Uma marca de superação e esforço. Fernando Fernandes pretende quebrar mais tabus e mostrar que com força de vontade, nada é impossível.

- É uma paz de espírito. Parece que é um momento meu com Deus. Não tem palavras para dizer o que é aquilo. Parece que você grita e ninguém te ouve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES