Exame de Tandara detectou a substância “Ostarina”; veja para que serve

A atleta precisou voltar do Japão, onde disputava a Olimpíada de Tóquio, ainda nesta sexta, após a divulgação do resultado positivo.

TANDARA | Julio Cesar Guimarães/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 06 de agosto, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) informou que o exame antidoping de Tandara, da seleção feminina de vôlei, acusou a presença da substância Ostarina. A atleta precisou voltar do Japão, onde disputava a Olimpíada de Tóquio, ainda nesta sexta, após a divulgação do resultado positivo, e deve chegar ao Brasil neste sábado. Já sem a presença de Tandara, a seleção de vôlei derrotou a Coreia do Sul por 3 sets a 0 nesta sexta e garantiu vaga na final olímpica contra os Estados Unidos.

A Ostarina é um modulador hormonal que atua no aumento de massa muscular e auxilia na perda de peso. Após a revelação de que havia sido pega no antidoping, Tandara foi pega de surpresa e acreditou tratar-se de consequência de um tratamento para controle menstrual.

A substância, segundo a nota, pertence à categoria "S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMS da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA" – sigla da Agência Muncial Antidoping. A coleta do exame de Tandara foi realizada antes da viagem ao Japão, no dia 7 de julho, no CT do vôlei em Saquarema (RJ), onde a seleção feminina treinava para a Olimpíada.

Foto: Julio Cesar Guimarães/COB

Segundo o comunicado da ABCD, o resultado do exame só foi recebido nesta quinta-feira, quase um mês depois da coleta do material de Tandara. A análise foi feita no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), o único credenciado pela Wada na América Latina. A ABCD afirmou que o processo de testagem e análise "seguiu todos os padrões internacionais".

Em breve comunicado publicado nas redes sociais de Tandara, a assessoria da atleta informou que ela "está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso".

Tandara, de 32 anos, foi medalhista de ouro com a seleção feminina de vôlei nos Jogos de Londres-2012. Na Liga das Nações deste ano, antes da Olimpíada, competição em que o Brasil terminou com a prata, Tandara foi eleita a melhor oposto do torneio, premiação que também havia conseguido em 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES