F1 confirma oito primeiras corridas do GP 2020; início será na Áustria

O campeonato vai começar no dia 5 de julho

| Foto: EFE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira as datas das oito primeiras corridas da temporada 2020. O campeonato vai começar no dia 5 de julho, na Áustria, que receberá também a segunda prova, uma semana depois. Em seguida, o campeonato vai passar por Hungria, Inglaterra (duas provas), Espanha, Bélgica e Itália. Com informações do GE.

Max Verstappen durante os treinos em Spielberg em 2019. Foto: EFEAs corridas divulgadas correspondem à fase europeia da temporada. As datas dos demais grandes prêmios serão anunciadas de acordo com os desdobramentos da pandemia de coronavírus. A F1 pretende realizar entre 15 e 18 corridas, passando ainda por Ásia, Américas e Oriente Médio. Nesse contexto, o Grande Prêmio do Brasil ainda não está confirmado no campeonato.

Com a necessidade de promover duas corridas em Spielberg e Silverstone, a F1 criou uma denominação diferente para os GPs extras. Na Áustria, a segunda prova será chamada de GP de Estíria, nome da região onde fica Spielberg. Já na Inglaterra a corrida extra em Silverstone será batizada como GP 70º aniversário, em homenagem à realização da primeira corrida da história, no autódromo inglês, há 70 anos.

PRIMEIRA PARTE DO CALENDÁRIO DA F1 2020

DATA    CORRIDA    LOCAL

5 DE JULHO    GP DA ÁUSTRIA    SPIELBERG

12 DE JULHO    GP DA ESTÍRIA    SPIELBERG

19 DE JULHO    GP DA HUNGRIA    HUNGARORING

2 DE AGOSTO    GP DA INGLATERRA    SILVERSTONE

9 DE AGOSTO    GP 70º ANIVERSÁRIO    SILVERSTONE

16 DE AGOSTO    GP DA ESPANHA    BARCELONA

30 DE AGOSTO    GP DA BÉLGICA    SPA-FRANCORCHAMPS

6 DE SETEMBRO    GP DA ITÁLIA    MONZA

CEO da Fórmula 1, o americano Chase Carey agradeceu aos promotores das corridas pelo entendimento alcançado na configuração do novo calendário:

"Nas últimas semanas, trabalhamos incansavelmente com todos os nossos parceiros, a FIA e as equipes para criar um calendário de abertura revisado para 2020, permitindo-nos reiniciar as corridas da maneira mais segura possível. Nós estamos Temos o prazer de poder definir nosso calendário de oito corridas de abertura hoje e estamos ansiosos para publicar nosso calendário completo nas próximas semanas. Quero agradecer a todos os promotores e parceiros por seu apoio e compromisso contínuo com a Fórmula 1. Embora atualmente esperemos que a temporada comece sem fãs, esperamos que nos próximos meses a situação nos permita recebê-los de volta uma vez que seja seguro, mas sabemos que o retorno da Fórmula 1 será um incentivo bem-vindo aos fãs de esportes em todo o mundo."

Chase Carey na coletiva pós-cancelamento do GP da Austrália — Foto: Charles Coates/Getty Images

Mais corridas podem ser cortadas

A pandemia de coronavírus fez com que quatro das 22 corridas do calendário original fossem canceladas, na Austrália, Holanda, Mônaco e França. Já as provas de Barein, China, Vietnã, Espanha, Azerbaijão e Canadá fossem adiadas. Destas, só a de Barcelona já teve sua nova data confirmada.

Como quatro corridas já foram eliminadas, e oito estão confirmadas, dos 11 eventos restantes no calendário original (Barein, China, Vietnã, Azerbaijão, Canadá, Singapura, Rússia, Japão, Estados Unidos, México Brasil e Abu Dhabi), pelo menos um deve ser retirado do calendário caso a F1 chegue ao número planejado de 18 provas.

O comunicado distribuído pela F1 informou que os estágios de desenvolvimento da pandemia de Covid-19 serão analisados para que se chegue ao número final de corridas na temporada 2020:

"Devido à fluidez contínua da situação Covid-19 internacionalmente, estaremos finalizando os detalhes da calendário mais amplo e esperamos publicá-lo nas próximas semanas com a expectativa de ter um total de 15 a 18 corridas antes de completar nossa temporada em dezembro."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES