Federação Internacional cancela a Liga das Nações de vôlei em 2020

Principal competição de seleções não será disputada neste ano

| Brasil em ação na VNL de 2019 (Foto: Divulgação/CBV)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Internacional de Vôlei anunciou, nesta sexta-feira, o cancelamento da Liga das Nações (VNL) de 2020, conforme antecipou ontem o Web Vôlei,  devido à pandemia global de coronavírus e seu impacto nas cidades-sede que receberiam as partidas. Com informações do Lance.

A VNL estava programada para começar em 19 de maio para a competição feminina e 22 de maio para o evento masculino. A FIVB anunciou o adiamento do evento em março de 2020 e esperava encontrar uma data no final do ano para realizá-las.

Brasil em ação na VNL de 2019 (Foto: Divulgação/CBV) 

No entanto, dada a natureza evolutiva da pandemia, a complexidade da realização de um evento global, em vários países anfitriões e o compromisso de proteger a saúde dos participantes, o Conselho da VNL, o Conselho de Administração da FIVB e os organizadores do evento concordaram em cancelar edição deste ano da competição. A FIVB já adiantou que Itália e China seguirão como países anfitriões das finais da competição em 2021.

- Juntamente com nossos parceiros, tínhamos explorado todas as várias opções para organizar a VNL 2020. Parte do que torna a Liga das Nações tão especial é que é um evento verdadeiramente global desfrutado por jogadores e especialmente por fãs de todo o mundo. Mas essa força também aumenta seu risco durante a atual pandemia global. Seria, portanto, imprudente, talvez até irresponsável, prosseguirmos com o evento quando não podemos proporcionar aos jogadores e a todos os interessados a certeza de que a VNL seria segura, acessível a todos e mantida em alto nível - disse Ary Graça, presidente da FIVB.

- Em vez disso, nossa atenção agora se volta para a VNL 2021 e garante que seja a nossa melhor edição de sempre. Sei que nossos incríveis atletas serão incansáveis em seus esforços para se preparar para a competição, e não tenho dúvidas de que o próximo ano será um ano muito emocionante para o vôlei.

Além disso, as edições masculina e feminina da Challenger Cup, a segunda divisão da VNL, originalmente programada para ser realizada em Gondomar, Portugal e Zadar, Croácia, entre 24 e 28 de junho, respectivamente, não serão realizadas este ano. As equipes que se classificaram para a competição 2020 na edição de 2019 da Challenger Cup, a Eslovênia (masculino) e o Canadá (feminino), manterão seus lugares na elite no próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES