Felipão prepara uma bateria de testes psicológicos para novatos da seleção

A ideia do treinador é traçar um perfil de cada um dos seus escolhidos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos primeiros três dias de trabalho da seleção brasileira na preparação para a Copa, os 23 jogadores escolhidos por Luiz Felipe Scolari ficarão longe da bola. Além dos tradicionais exames médicos e da avaliação física, os atletas passarão por testes psicológicos a partir do dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis. A ideia do treinador é traçar um perfil de cada um dos seus escolhidos.

Um dado em especial preocupa o técnico. A grande maioria do seu time é inexperiente em Copas do Mundo. Na equipe titular que venceu a Copa das Confederações em 2013 e que deve começar o Mundial apenas três jogadores, Júlio César, Fred e Daniel Alves, já disputaram partidas no torneio. O capitão da equipe, Thiago Silva, esteve na África do Sul, mas não entrou em campo.

Ramires, com certeza, e Maicon, disputando vaga com Rafinha, são outros com experiência em Copa no time de Felipão. Os demais jogadores reservas nunca foram para um Mundial.

Em conjunto com a psicóloga Regina Brandão, o técnico está trabalhando uma estratégia para preparar os jogadores para uma pressão inédita na carreira deles.

"A Regina estará com a sua equipe na Granja Comary. Vai trabalhar com eles psicologicamente. Quando o perfil é traçado, a Regina passa para mim e eu não passo para ninguém. Tenho guardado na minha casa o mesmo material de todos os clubes por onde passei", disse o técnico, em palestra nesta quinta-feira.

Felipão participou do simpósio "Futebol, psicologia e a produção do conhecimento", na Universidade São Judas, em São Paulo. O evento foi organizado por Regina Brandão, que trabalha com o técnico desde 1993.

"A psicologia tem um papel fantástico no futebol. Confesso que não era adepto, mas desde que comecei a trabalhar com ela tive bons resultados", afirmou.

Regina e sua equipe trabalharão na Granja Comary nos primeiros três dias da preparação do Brasil. Assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2002, ela não acompanhará a equipe durante o torneio.

"O psicólogo da Regina na seleção sou eu. Ela me dá o norte, mas todo dia quem convive com eles sou eu", disse o Scolari.

Uma das estratégias adotadas pelo técnico até agora para dar segurança aos seus jogadores foi dar garantias a eles sobre a presença na Copa. Há duas semanas, Felipão à Europa e conversou com pelo menos oito jogadores que atuam na Inglaterra e na Alemanha.

"Conversamos com cinco jogadores em Londres e passamos a confiança. Falei para eles: vocês estão no meu grupo!", disse o técnico. A CBF confirma o encontro do treinador com David Luiz, Oscar, Willian, Ramires e Paulinho, em Londres.

O treinador também foi à Alemanha e conversou com Luiz Gustavo, Dante e Rafinha. Sobre esses, Felipão não deu pistas de uma possível convocação. A lista com os 23 jogadores da Copa será divulgada no dia 7 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES