Feminino sai do Brasileirão e coloca o Sport em situação delicada

Decisão infringe Regulamento Geral das competições

| Anderson Freire/Sport Club do Recife
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desistência de disputar o Campeonato Brasileiro de futebol feminino coloca o Sport em situação delicada diante a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso porque, de acordo com o supervisor de futebol feminino da entidade, Romeu Castro, a possível sanção, imposta pela retirada da competição sem aviso prévio, leva o clube, e não só o futebol feminino, ao julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por infringir o Art. 22 da competição, que culminaria na pena prevista no Art. 61 do Regulamento Geral das Competições: se uma equipe abandonar um competições ficará automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF.

- O Regulamento Geral das Competições é claro: o clube e não só o futebol feminino é passível de punição. Se punido, o clube é afastado por dois anos. Não é algo restrito ao futebol feminino. O Sport teve até o dia 22 de fevereiro para notificarmos, não o fez. Ainda não recebemos o oficio da desistência e caso isso não aconteça nós teremos que manter toda a estrutura para o jogo, como comunicar o adversário, mandar equipe de arbitragem. Caso realmente se confirme, o clube será julgado e pode ser punido de forma geral.

Romeu Castro disse, no entanto, que caberá ao STF definir a gravidade a eventual punição. Procurado, o diretor de futebol do Sport, Nelo Campo, disse que o Sport determinou um representante para cuidar do caso junto a CBF e que o presidente do clube, Milton Bivar, irá até a sede da entidade, nos próximos dias, para tentar solucionar o problema.

- Estamos com um representante na Federação vendo isso. Nosso presidente estará amanhã (quarta-feira) na CBF. Falará sobre outros assunto e, com certeza, esse também.

Regulamento do Brasileirão masculino prevê obrigatoriedade de futebol feminino para clubes das Séries A e B em 2020.

A Confederação Brasileira de Futebol exige que, entre as 34 medidas adotadas para melhorar as práticas de gestão do esporte no país, os clubes sejam obrigados a manter uma "equipe principal feminina (com a disputa de torneios oficiais), uma equipe de base e treinador da equipe feminina (com a Licença A feminina)". Em 2019, no entanto, a medida vale para clubes da Série A. O plano é que os das séries B, C e D precisem se enquadrar nas exigências nos anos de 2020, 2021 e 2022 respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES