Fernandão evitou que sócio viajasse em helicóptero que caiu: “Fica, irmão”, pediu ele

Fernandão evitou que sócio viajasse em helicóptero que caiu: “Fica, irmão”, pediu ele

Torcida esmeraldina fez festa para a volta de Fernandão ao clube, em 2009 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amigo e s?cio de Fernand?o, o empres?rio Alberto Pereira, conhecido como Bet?o, revelou que deixou o helic?ptero onde o ex-jogador e mais quatro pessoas estavam minutos antes da decolagem de Aruan? para um rancho ?s margens do Rio Araguaia. A aeronave caiu na madrugada de s?bado (7), quando o grupo retornava para a cidade e matou todos os ocupantes.

Bet?o diz que decidiu de ?ltima hora n?o viajar com os amigos. "Eu estava dentro do helic?ptero. A minha esposa e os meus filhos chegaram naquele momento para me visitar e ele [Fernand?o] falou: "Fica s?cio, fica irm?o. N?s s? vamos jogar um baralhinho e voltamos daqui a pouco". E n?o voltou", afirma o empres?rio, que era s?cio do ex-jogador na empresa Planalto Ind?stria Mec?nica Ltda. O helic?ptero que caiu estava no nome da companhia, especializada em equipamentos de limpeza urbana.

Al?m de Fernand?o, tamb?m morreram no acidente Ant?nio de P?dua, conhecido como Bid?, primo do governador de Goi?s, Marconi Perillo (PSBD); Edmilson de Sousa Lemes, cabo da PM e presidente da C?mara Municipal de Palmeiras de Goi?s; Milton Ananias, coronel aposentado da Pol?cia Militar e quem pilotava a aeronave, e Lindomar Mendes Vieira, funcion?rio da fazenda do ex-jogador.

O grupo estava retornando de um acampamento que estava sendo montado ?s margens do Rio Araguaia para a temporada de f?rias, no m?s que vem, quando o acidente ocorreu. Dos cinco, apenas Fernand?o foi socorrido ainda com vida. ?N?s o encontramos e ele estava com m?ltiplas fraturas, mas ainda respirando com dificuldade. Fizemos o primeiro atendimento e encaminhamos ao hospital?, lembra o tenente Paulo C?sar Almeida Tim?teo, comandante do Corpo de Bombeiros de Aruan?.

Um v?deo feito por um morador mostra o momento em ocorre o resgate. De ambul?ncia, ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal da cidade, mas, segundo a unidade, o ex-jogador entrou na sala de emerg?ncia j? sem vida.

Investiga??o

A aeronave foi encontrada a cerca de 12 km da cidade e ficou completamente destru?da. Os destro?os ca?ram e ficaram espalhados em um raio de 200 metros. Perito da Pol?cia T?cnico-Cient?fica, Luiz Carlos Tavares esteve com sua equipe no local e ir? fazer um relat?rio que pode ajudar a entender o que ocorreu com o helic?ptero.

"Cada detalhezinho aqui pode indicar a forma como provavelmente deve ter acontecido [o acidente]. N?s temos algumas suposi?es. Por quest?o clim?tica, erro humano ou por uma quest?o do pr?prio equipamento. Ou mesmo uma combina??o desses fatores. A pol?cia est? aqui para tentar elucidar essas quest?es", pontuou.

O Centro de Investiga??o e Preven??o de Acidentes Aeron?uticos (Cenipa) foi acionado para investigar as causas do acidente.

A Pol?cia Civil tamb?m abriu inqu?rito para apurar o acidente. A delegada Bruna Coelho Soares, que deve come?ar a ouvir testemunhas nesta segunda-feira (9), diz que ainda n?o tem uma linha de investiga??o. N?s precisamos analisar v?rias circunst?ncias que envolvem o acidente como a manuten??o, capacidade de tripulantes. Se foi uma falha humana ou t?cnica, se h? um crime O que aconteceu de fato, quais as circunstancias que envolvem esse acidente", avisa.

Professor de Direito Aeron?utico da Pontif?cia Universidade Cat?lica de Goi?s (PUC-GO), Jorge Ferreira observa que como a decolagem ocorreu no per?odo noturno, n?o deveria ocorrer do acampamento. ?Ele n?o poderia fazer decolagem noturna por instrumentos. A ?nica quest?o ? que n?s precisamos descobrir era a natureza da sua opera??o, porque essas opera?es s?o recomendadas que aconte?am no per?odo noturno, apenas a partir de heliportos que sejam homologados", destaca.

Segundo a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), a aeronave Esquilo, prefixo PT-YJJ, estava com a Inspe??o Anual de Manuten??o (IAM) em dia e v?lida at? fevereiro de 2015. J? o Certificado de Aeronavegabilidade venceria em fevereiro de 2019. As informa?es constam no site da ag?ncia.

Em nota, a F?nix Manuten??o e Recupera??o de Aeronaves Ltda, respons?vel pelas inspe?es da aeronave, informou que as manuten?es no helic?ptero eram feitas ?regularmente? e ?de acordo com as exig?ncias contidas no manual do fabricante e na legisla??o vigente?. A F?nix ressaltou, ainda, que colabora com o Cenipa no fornecimento de informa?es.

Enterro

O corpo de Fernand?o foi enterrado na tarde de domingo sob uma forte salva de palmas, no Cemit?rio Jardim das Palmeiras, em Goi?nia. Centenas de pessoas, dentre familiares, amigos e torcedores, acompanharam o sepultamento. O caix?o foi levado em cortejo pelas ruas da capital por um caminh?o do Corpo de Bombeiros.

O caix?o foi carregado por familiares do jogador e amigos, como o cantor sertanejo Leonardo e o atacante Iarley, que jogou com o ?dolo no Goi?s e no Inter. Durante o sepultamento, os presentes rezaram e cantaram os hinos dos dois clubes.

Esposa de Fernand?o, com quem tem um casal de filhos g?meos, de 11 anos, Fernanda Bizzotto Costa enalteceu as qualidades do marido. Ela agradeceu aos amigos e ressaltou as conquistas do marido durante sua vida. "Tudo que ele veio fazer, ele fez. Ele est? indo embora com o dever cumprido", diz.

Emocionado, o goleiro Harlei de 42 anos, foi o primeiro jogador a comparecer ao vel?rio do ex-atacante neste domingo. Juntos, Harlei e Fernand?o consquitaram in?meros t?tulos, como a S?rie B de 1999, o pentacampeonato goiano, na temporada seguinte, e a Copa Centro-Oeste. ?O Fernando era uma pessoa muito querida, estava sempre alegre e sorridente. Nos encontr?vamos sempre no clube, pois seu filho jogava na escolinha do Goi?s. ? uma perda muito grande?, disse Harlei.

O ex-jogador T?lio Maravilha, um dos principais atletas da hist?ria do Goi?s, tamb?m esteve no vel?rio e lamentou a perda do amigo: "Ainda n?o consigo acreditar. Era uma grande pessoa, um ?gentleman?. Todos fomos pegos de surpresa com essa trag?dia. O Fernand?o tem cadeira cativa entre os maiores do Goi?s e tinha um futuro promissor como dirigente ou comentarista".

Carreira

Fernand?o nasceu em Goi?nia e iniciou a carreira aos 8 anos nas categorias de base do Goi?s Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na S?rie B, sempre na posi??o de meia.

Depois, seguiu para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marselha e Toulouse, na Fran?a, quando passou a atuar como atacante. Ele tamb?m jogou no Al-Gharafa, do Catar. Em 10 de julho de 2004, ele estreou com a camisa do Internacional em uma partida contra o Gr?mio, quando foi o respons?vel pelo mil?simo gol da hist?ria do cl?ssico GreNal. No Colorado, Fernand?o ainda foi o capit?o do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2006. Em 2009, o atacante retornou ao Goi?s e depois se transferiu para o S?o Paulo.

Ele se aposentou em 2011, quando estava no Tricolor Paulista. Passou, ent?o, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. Recentemente, Fernand?o estreou como comentarista no SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES