Ferrari aguarda melhora de Felipe Massa para definir seu futuro na F-1

Ferrari aguarda definição para saber se terá de colocar outro piloto em seu lugar na Fórmula 1

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ferrari ainda vai aguardar uma definição do estado de Felipe Massa para saber se terá de colocar outro piloto em seu lugar para a próxima etapa do Mundial de F-1 ou, eventualmente, até o fim da temporada. Apesar de a maioria dos médicos envolvidos no caso dizer que ainda é cedo para fazer previsões de quando o brasileiro poderá voltar às pistas, Peter Veres, neurocirurgião que comandou a operação, disse ontem que há possibilidade de ele não correr mais neste ano.

"Diria que provavelmente ele ficará fora [do resto da temporada]", afirmou o médico do Hospital Militar, que, no entanto, desde o acidente vem sendo bem menos otimista do que Dino Altman, médico da família, e Gerard Saillant, da FIA.

Segundo Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que foi a Budapeste visitar Massa, a escuderia começaria a estudar o assunto ontem. "Mas não iremos nos apressar para tomar uma decisão", disse ele, que deixou claro que o lugar do brasileiro não está nem de perto ameaçado. "Nossa prioridade neste momento é levar o Felipe para casa. Ele é um membro da família Ferrari."

"Eu estou otimista, todos os sinais são positivos", afirmou. "Depois, veremos e pensaremos [no futuro], sem pressão. Só tomaremos uma decisão no momento adequado." Os nomes mais comentados para substituir Massa na Ferrari são os dos pilotos de teste Luca Badoer e Marc Gené. Um retorno do já aposentado Michael Schumacher também foi cogitado.

O diário espanhol "As" também especulou sobre a hipótese Fernando Alonso dirigir um dos carros da Ferrari no GP da Europa, já que a Renault está suspensa da prova depois de ter sido considerada negligente pela FIA no caso em que Alonso perdeu uma das rodas durante a corrida na Hungria.

Massa sofreu uma fratura no crânio e concussão cerebral após ser atingido no capacete por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, no sábado, durante o treino classificatório para o GP da Hungria de F-1.

Saúde

Ontem, o pai de Felipe Massa, Titônio Massa, afirmou que o filho pode deixar a UTI do Hospital Militar de Budapeste e ser transferido para um quarto comum ainda nesta semana. "Ele já está desentubado, não está mais sedado. Lógico que ele dorme e acorda porque ainda tem muita medicação no seu corpo", afirmou.

"[Os médicos] Não estão mexendo no olho esquerdo dele porque está inchado em cima e embaixo, como se tivesse tomado um soco do Maguila, com dois enormes terçóis, vamos dizer assim. Eles estão evitando mexer até para ele não sentir nenhuma dor. O que a gente sabe pela tomografia é que não existe nada que afetou o olho dele", relatou.

Dino Altman, que também é diretor médico do GP Brasil de F-1, afirmou nesta segunda-feira que qualquer previsão feita agora sobre como ficará a visão do olho esquerdo do piloto é "pura especulação". Para ele, ainda não existe informação suficiente para dizer com segurança se a visão de Massa sofreu alguma avaria por conta do acidente.

"A fratura que ele teve no crânio atinge a cavidade ocular, e não o globo ocular. O globo pode ter sido traumatizado, mas [a fratura] não atingiu o globo ocular e nem o nervo óptico. Então qualquer consideração a respeito da visão dele é pura especulação, porque na verdade não temos nenhuma avaliação considerável até esse ponto", explicou o médico à rádio Jovem Pan.

"Ele responde com coerência às questões feitas. Ele tem um olho fechado por causa do edema, do trauma, e já faz algumas perguntas por iniciativa própria, o que é um sinal fantástico", disse o médico, que também afirmou que sua condição física geral "não teve nenhum comprometimento".

Altman ainda deu mais detalhes sobre a cirurgia pela qual o piloto foi submetida no sábado. "O trauma neurológico que o Felipe teve foi de leve a moderado, desde o início. A cirurgia foi simplesmente para puxar o osso que estava comprimindo o cérebro para fora. Foi simples e demorou pouco tempo", explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES