FIA cria regra para desclassificar carros lentos no grid

Entidade retoma a norma dos 107%, pela qual os pilotos têm um “tempo de corte”

Grid. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de mudanças para a Fórmula 1 a serem colocadas em prática a partir de 2011.

Entre elas, está a desclassificação automática do piloto que, na primeira sessão qualificatória do treino oficial para a definição do grid de largada, alcançar um tempo 107% superior à marca do pole position, regra que pode afetar diretamente as novas equipes, consideravelmente mais lentas do que as rivais.

Caso o líder da sessão oficial faça a volta em 1min40s, o tempo de corte será 1min47s. Quem fizer uma marca superior não poderá participar da corrida. Entretanto, a entidade responsável pelo automobilismo mundial poderá abrir exceções em circunstâncias especiais.

Uma outra modificação será a alteração no valor da soma do peso do carro e do piloto. A partir de 2011, é preciso que a balança registre no mínimo 640 quilos, em vez dos 620 exigidos atualmente.

Em busca de deixar a categoria mais competitiva e estimular as ultrapassagens em uma corrida, a FIA permitiu modificações na parte aerodinâmica dos carros. Já no próximo ano, o piloto poderá ajustar, de seu cockpit, o aerofólio traseiro, mas com algumas condições.

- A partir de 2011, partes ajustáveis poderão ser ativadas pelo piloto a qualquer momento antes do começo da corrida e, apenas com a finalidade de permitir ultrapassagens durante a corrida, depois de o piloto ter completado duas voltas.

Além disso, o duto frontal desaparecerá, já que, segundo a FIA, "qualquer sistema, equipamento ou procedimento que necessite de movimento do piloto como meio para alterar características aerodinâmicas do carro está proibido a partir de 2011".

Mudanças agora

Algumas normas terão efeitos imediatos, como no caso da regra do safety car, para evitar confusões como no último GP de Mônaco - o alemão Michael Schumacher ultrapassou Fernando Alonso na última volta da corrida, logo após o carro de segurança sair da pista.

A FIA apontou que as ultrapassagens continuarão proibidas até que o carro de segurança tenha passado a "primeira linha do safety car [indicada no asfalto] quando estiver retornando aos boxes".

O documento divulgado pela entidade também afirma que não é legal um carro ser rebocado para os boxes por falta de combustível, após a realização de um treino oficial. No GP do Canadá, isso ocorreu com o inglês Lewis Hamilton. Entretanto, a FIA não estipulou qual a penalidade que o piloto sofrerá caso cometa esta infração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES