Fifa deve aprovar Mundial e ter 48 seleções ainda na Copa do Catar

Mudanças serão discutidas nesta sexta-feira em reunião nos EUA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O resultado de uma reunião a ser realizada em Miami nesta sexta-feira será definitiva para o futuro do futebol mundial. O Conselho da Fifa deve aprovar a criação de um novo Mundial de Clubes e dar mais um passo para a Copa do Mundo ter 48 seleções (em vez de 32) já em sua próxima edição, a ser realizada no Catar, em 2022.

A Fifa quer um Mundial de Clubes disputado a cada quatro anos, a partir de 2021, por 24 clubes - e com seis vagas para a América do Sul. Esta nova competição substituiria não apenas o "velho" Mundial de Clubes como também a Copa das Confederações, dois torneios considerados fracassos técnicos e de público pela própria Fifa.

O novo Mundial de Clubes teria a seguinte distribuição de vagas:

  • 8 para a Uefa
  • 3 para Ásia
  • 3 para a África
  • 3 para a Concacaf
  • 6 para a Conmebol
  • 1 para a Oceania

Os critérios de classificação para o Mundial ficarão a critério de cada confederação. A Conmebol ainda não decidiu como vai fazer com a América do Sul. O que parece provável hoje é que os três campeões da Libertadores anteriores ao Mundial tenham vaga no torneio.

Real madrid sagrou-se campeão das últimas três edições do Mundial — Foto: REUTERS/Ahmed Jadallah


A única resistência ao novo torneio vem da Uefa, que já organiza a principal competições de clubes do planeta - a Liga dos Campeões - e vê com ressalvas a criação de um novo torneio, que obrigará seus principais clubes a jogar mais vezes numa temporada, ainda que seja apenas uma vez a cada quatro anos.

O Conselho da Fifa é formado por 36 integrantes, que representam as seis confederações continentais. A Europa tem nove representantes, número insuficiente para barrar a aprovação do Mundial de Clubes. Ainda que os europeus se oponham, tudo indica que a competição será aprovada.

48 seleções em 2022

A outra grande discussão na agenda do Conselho da Fifa é a possibilidade de aumentar a Copa do Mundo do Catar para 48 seleções. O inchaço já foi aprovado para a Copa de 2026, a ser organizada por EUA, México e Canadá, mas o presidente da Fifa, Gianni Infantino, quer antecipar já para 2022.

Um estudo encomendado pela própria Fifa concluiu que é possível atender o desejo de seu presidente, desde que o Catar aceite dividir a Copa do Mundo com alguns países vizinhos: Kuwait, Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita.

Catar vai receber a próxima Copa do Mundo em 2022 — Foto: Divulgação


O grande obstáculo, neste caso, não está no mundo do futebol, já que todos os países que compõem a Fifa topam aumentar o número de participantes da Copa do Mundo - ou não teriam autorizado 48 participantes para o Mundial de 2026. O problema é que Emirados Árabes, Bahrein e Arábia Saudita (entre outros países) impuseram um bloqueio econômico ao Catar em 2017 e não parecem dispostos a ceder. Pelo mesmo motivo, o Catar também não topa dividir a Copa do Mundo (que é sua por contrato) com esses países.

A solução que será apresentada pela Fifa a seu Conselho nesta sexta-feira será fazer dividir a Copa do Mundo com Omã e Kuwait, países mais "neutros" na região. O que deve acontecer: o Conselho vai autorizar a administração da Fifa a continuar trabalhando num projeto para viabilizar a expansão da Copa do Mundo para 48 participantes já em 2022.

Este projeto, em sua versão final, será então apresentado ao Congresso da Fifa - evento a ser realizado em junho, em Paris, do qual os 211 filiados participam. E aí, numa votação mais ampla, todos os países decidiriam se a Copa do Mundo de 2022 terá 32 participantes, como está desenhado hoje, ou 48, como quer o presidente da Fifa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES