Fifa e Uefa decidem suspender Rússia da Copa do Mundo e demais campeonatos

Times russos serão excluídos dos torneios organizados pela entidade: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

Fifa e Uefa decidem suspender Rússia da Copa do Mundo e demais campeonatos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa e a Uefa anunciaram nesta segunda-feira a suspensão das equipes russas de suas competições, tendo em vista os ataques do país na Ucrânia. Desta forma, a Rússia não poderá participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo e está fora do Mundial, no Catar, assim como os times russos serão excluídos dos torneios organizados pela entidade: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência

O tema estava sendo discutido internamente e as federações contavam com a pressão pública para que a Federação da Rússia fosse suspensa. Mais cedo, o sindicato mundial dos jogadores profissionais, FIFPro, divulgou um comunicado oficial pedindo a suspensão.

A decisão resulta também na exclusão da seleção feminina russa da Eurocopa, em julho, na Inglaterra, onde teria que enfrentar Holanda, Suécia e Suíça durante a fase de grupos.

Fifa e Uefa decidem suspender Rússia da Copa do Mundo e demais campeonatos

Outro afetado será o Spartak Moscou, que disputaria as oitavas de final da Liga Europa, contra o RB Leipzig. As federações ainda não divulgaram o que será feito na sequência dos campeonatos.

Logo após ter comunicado a decisão, a Uefa anunciou também o fim da parceria com a Gazprom, empresa russa de energia e exportadora da gás natural.

Leia Mais

Confira o comunicado divulgado pela Uefa e pela Fifa:

"Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, que previa a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em todas as competições da Fifa e da Uefa até novo aviso.

Estas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes.

O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".

Fonte: Gazeta Esportiva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES