Fifa põe Espanha e fiasco do Inter entre “momentos” de 2010

Derrota do Inter para o Mazembe no Mundial foi um “choque para o mundo”, disse a Fifa

Derrota do Inter para o Mazembe no Mundial | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em seu site oficial, a Fifa publicou nesta quinta-feira uma retrospectiva de 2010 destacando os 12 principais momentos do futebol no ano. Para a entidade, a "histórica" Copa do Mundo na África do Sul foi o ponto alto da temporada por seu ineditismo, mas entre os outros "momentos mágicos" estão os aniversários de Pelé (70 anos) e Maradona (50) e a surpreendente derrota do Internacional diante do congolês Mazembe no Mundial de Clubes.

Confira os 12 momentos de 2010 destacados pela Fifa

1 - Egito conquista a África novamente, 31 de janeiro

Com uma vitória por 1 a 0 sobre Gana, a seleção egípcia venceu pela terceira vez consecutiva a Copa Africana de Nações, igualando-se a Irã, México e Argentina como as únicas equipes a vencerem três títulos continentais em sequência.

2 - Federação de Comores abre nova sede, 4 de março

O arquipélago africano de Comores, que se filiou à Fifa em 2005 e conta com uma população de 650 mil habitantes, inaugurou uma nova sede para sua Federação de futebol.

3 - Inter de Milão dá fim ao reinado do Barcelona, 28 de abril

Comandada pelo "estrategista" José Mourinho, a equipe italiana freou o avanço do aparentemente imbatível Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões, com uma incrível exibição defensiva no jogo de volta no Camp Nou. Na final, a Inter bateu o Bayern de Munique para conquistar o título europeu pela terceira vez.

4 - Os finalistas de 2006 vão para casa mais cedo, 24 de junho

Uma derrota por 3 a 2 para a Eslováquia na terceira rodada da Copa do Mundo deixou a então campeã mundial Itália com a lanterna do Grupo F e a eliminação na primeira fase. Dois dias antes, a França, vice-campeã de 2006, havia sofrido o mesmo destino. As duas seleções deixaram a África do Sul sem ao menos uma vitória.

5 - A Espanha vence sua primeira Copa do Mundo, 11 de julho

Depois de chegar à África do Sul como favorita, a Espanha perdeu seu jogo de estreia para a Suíça, levantando as velhas questões sobre a capacidade da seleção de vencer o maior torneio do mundo. Porém, o time manteve a calma, venceu seus seis jogos seguintes e "definiu o padrão de futebol" para as outras equipes do planeta.

6 - Mandela comparece à cerimônia de encerramento, 11 de julho

A presença do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela à cerimônia de encerramento "selou o que foi uma emotiva e inesquecível Copa do Mundo". Mandela deu uma volta de carro pelo gramado e foi ovacionado no Estádio Soccer City, em Johannesburgo.

7 - As semifinais da Copa do Mundo feminina Sub-20, 29 de julho

Alemanha, Colômbia, Nigéria e Coreia do Sul "fizeram história" quando se classificaram para as semifinais do Mundial Sub-20 feminino: pela primeira vez, seleções de quatro continentes diferentes chegaram à fase decisiva.

8 - O Quênia abre um centro "Football for Hope", 4 de setembro

O "Football for Hope" (futebol pela esperança) foi a campanha oficial da Fifa para a Copa do Mundo de 2010. Após o primeiro centro ter sido aberto na África do Sul, o Quênia foi o segundo país africano a ter sua sede para o projeto de assistência social por meio do futebol.

9 - Um novo sistema de transferências entra em vigor, 1º de outubro

Depois de dois anos de testes, a Fifa colocou em ação um sistema eletrônico chamado "Tranfer Matching System" (algo como "sistema de combinação de transferências"). O programa tem a intenção de centralizar e simplificar os processos de transferências de jogadores, deixando-as "mais rápidas e transparentes".

10 - Os aniversários de duas lendas, 23 e 30 de outubro

Considerados os dois maiores jogadores da história do futebol, Pelé e Diego Maradona celebraram aniversários especiais em 2010. O brasileiro chegou aos 70 anos, enquanto o argentino - que na Copa do Mundo foi treinador de sua seleção - fez 50.

11 - As sedes das Copas de 2018 e 2022 são nomeadas, 2 de dezembro

"Os olhos do mundo" se fixaram em Zurique, na Suíça, para o anúncio das duas sedes dos Mundiais de 2018 e 2022. De forma surpreendente e inédita, Rússia e Catar, respectivamente, ganharam o direito de organizar a principal competição do futebol mundial.

12 - O TP Mazembe choca o mundo, 14 de dezembro

A vitória do Mazembe, do Congo, sobre o mexicano Pachuca nas quartas de final do Mundial de Clubes já foi uma surpresa, mas ninguém esperava o que aconteceria na semifinal contra o campeão da Copa Libertadores, o Internacional. Os africanos marcaram muito bem, aproveitaram suas chances e venceram por 2 a 0, tornando-se o primeiro time do continente a alcançar a final - onde seriam derrotados por 3 a 0 pela Inter de Milão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES