Fifa se recusa a entregar documentos sobre Neymar diretamente a juiz; veja

A negação se deu por entender que o pedido deve ser feito por meio de uma comissão rogatória.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa se negou a entregar diretamente ao juiz da Audiência Nacional espanhola Pablo Ruz a documentação que este a reivindicou através da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) sobre a contratação do atacante Neymar pelo Barcelona, por entender que o pedido deve ser feito por meio de uma comissão rogatória.

Em sua recusa, a Fifa, que tem sede na Suíça, alegou que se trata de uma informação particular que deve ser requerida por vias oficiais, ou seja, mediante a correspondente comissão rogatória vinculada às autoridades judiciais suíças, e não através da federação.

Ruz solicitou a documentação à Fifa após admitir o trâmite da denúncia interposta contra o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell por apropriação indevida pela contratação de Neymar.

No auto no qual admitiu o trâmite e que teve como consequência a renúncia de Rosell, Ruz disse que não havia urgência em convocá-lo para depor como acusado até que ocorressem as diligências estipuladas, entre elas a de solicitar à Fifa a documentação da contratação e ao próprio jogador o contrato que assinou com a empresa N&N, de seu pai, cedendo seus direitos federativos.

O juiz também está à espera do resultado de uma comissão rogatória no Brasil para solicitar ao Santos o contrato de transferência do atacante e que o Barça remeta outros documentos.

Segundo o sócio do clube catalão Jordi Cases, que foi o responsável pela acusação, esses contratos serviram também para pagar 7,9 milhões de euros pelos direitos de três jogadores das categorias de base do Peixe e outros por 9 milhões de euros por dois amistosos.

Ruz suspeita que foram ocultados dos sócios do clube espanhol o valor pago por Neymar, que Cases quantifica em 40 milhões de euros como pagamento à sociedade do pai do atleta e 17,1 milhões de euros destinados ao Santos, quantias às quais se somam 7,9 milhões de euros pelos três jogadores da base do Santos e 9 milhões de euros pelos amistosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES