Fim do Pan homenageia vítimas do Airbus e tem vaias a políticos

Pan homenageia vítimas da TAM e tem vaias a políticos no Rio

Fim do Pan homenageia vítimas do Airbus e tem vaias a políticos | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o discurso do presidente daa Organiza??o Desportiva Pan-ameriacana (Odepa), Mario Vazquez Ran?, as vaias, motivo de pol?mica da abertura, voltaram a aparecer.

Ao citar os nomes do presidente Lula, do governador do Rio de Janeiro, S?rgio Cabral, e do prefeito da cidade Cesar Maia, a plat?ia misturou aplausos e vaias.

"Hoy" e Oi

Ao come?ar a discursar, Ra?a fez uma brincadeira com a plat?ia ao falar "hoy" ("hoje" em espanhol) e esperar que o p?blico respondesse com "oi" - como aconteceu na cerim?nia de abertura.

Antes de Ra?a, foi vez do presidente do Comit? Organizador dos Jogos Pan-americano, Carlos Arthur Nuzman, fazer um discurso agradecendo o p?blico, os volunt?rios e, principalmente, os atletas, que, segundo ele, s?o os "atores principais" dos Jogos.

Franck Caldeira recebe o ouro

Antes, o maratonista Franck Caldeira havia entrado no palco do Maracan? para receber a medalha de ouro. Mancando, por causa do esfor?o da prova, ele foi ovacionado pela plat?ia que gritava ?Brasil, Brasil, Brasil? e ?? campe?o, ? campe?o?.

Caldeira recebeu seu ouro das m?os do ministro dos Esportes, Orlando Silva, ap?s um clipe com os melhores momentos dos Jogos, em que a atletas de diversos esportes apareciam no tel?o do est?dio. Os brasileiros, naturalmente, foram novamente os mais aplaudidos.

Coral e frevo para atletas

A entrada das 42 delega?es que participaram dos Jogos Pan-amercanos Rio 2007 foi celebrada pelo coral de cerca de 500 crian?as e adolescentes ?ndios e pela Orquestra Esporte Frevo.

Primeiro a adentrar o gramado transformado em palco do Maracan? foram os porta-bandeiras, como o nadador Thiago Pereira, que representou o Brasil. Ap?s a entrada das bandeiras, os atletas, entre eles os cubanos, que eram d?vida, desfilaram de maneira solta, se misturando entre as delega?es, diferentemente do que aconteceu na cerim?nia de abertura.

Hino dos Jogos

A cantora Ana Costa foi uma das primeiras atra?es da festa de encerramento dos Jogos Pan-americanos. Ela cantou, junto com o autor e tamb?m cantor Arnaldo Antunes, o hino dos jogos "Viva esta energia". Acompanhando os dois, cerca de 1.500 ritmistas de samba que desfilavam pelo gramado do Maracan? coberto, transformado em um imenso palco.

A cerim?nia come?ou pontualmente ?s 18h, ap?s 16 dias de competi?es. A primeira homenagem, entretanto, n?o ? festiva. Um grupo de bombeiros que participou do resgate do mortos no acidente com o avi?o do TAM em S?o Paulo carregou a bandeira brasileira que foi hasteada com o som do Hino Nacional.

Anima??o

Nas arquibancadas, um grupo bem animado se destacou. Eram volunt?rios que suaram a camisa durante os 17 dias de Pan. Estudantes, donas de casa e executivos. Todos reunidos com cartazes, faixas e bexigas numa grande festa. O trabalho dos volunt?rios foi elogiado pela Organiza??o Desportiva Pan-americana (Odepa).

Para a maioria, a comemora??o se deu n?o somente ao sucesso do Pan, mas ao trabalho de equipe de todos os envolvidos no evento. O estudante, Leandro Castilho, de 28 anos, disse que o reconhecimento do p?blico compensou todo o cansa?o.?O trabalho foi muito bom, treinamos muito para estar aqui, agora ? s? curtir?, disse.

A estudante Shirley Caridade, de 20 anos, acrescentou que poder participar da festa como espectador ? um privil?gio. ?A emo??o ? muito grande. Nunca sonhei que poderia estar presente num evento como esse. Isso eu vou levar para a minha vida inteira", declarou. Sobre a chuva fina, ela disse: "O brasileiro tem sangue quente. N?o ? uma chuvinha que vai nos desanimar?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES