Final do Paulista é mais fácil que início do Campeonato Brasileiro

Torneio estadual requer logística menor em relação ao torneio nacional, que depende de viagens dos clubes pela malha aérea durante novo coronavírus

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda que não tenha uma data definida, a FPF (Federação Paulista de Futebol) aposta na decisão em campo do Paulistão 2020. Mais do que isso, existe dentro da entidade a percepção de que o término da competição seja mais fácil do que o início do próprio Brasileirão pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Viagens mais curtas e menos logística dispensada são favoráveis no cenário de pandemia pelo novo coronavírus. Com informações do R7.

Na última segunda-feira, a FPF e os clubes da Série A1 do Paulistão se reuniram em videoconferência para ratificar que vão esperar o aval das autoridades de Saúde do Estado e do município antes da volta aos treinos. Apesar do Palmeiras, por exemplo, divulgar um trabalho de preparação física, os atletas do elenco alviverde estão em casa e não compartilham os equipamentos da Academia de Futebol.

O Paulistão foi paralisado a duas rodadas do fim da fase de grupos. Pelo regulamento original, os confrontos de ida das quartas e das semis, além das finais em ida e volta ainda precisam ser disputados. A federação estadual não quer repetir o que aconteceu com o basquete e vôlei, que terminaram suas competições sem a definição de um campeão. A tabela de classificação da primeira fase foi baseada para critério de classificação continental.

Internacional já voltou aos treinos na terça. Foto: Divulgação

A 11ª rodada do Paulistão reserva o clássico Corinthians x Palmeiras — que hoje, se realizado, seria sem torcida — e com jogos de deslocamentos de menos de 230 km. Essa viagem, por exemplo, do Guarani, de Campinas, para Ribeirão Preto, para enfrentar o Botafogo, seria feita por ônibus do clube. Por outro lado, a primeira rodada do Brasileirão, exigiria da malha aérea para Goiás x São Paulo (900 km de uma sede para outra), Grêmio x Fluminense (1.500 km) e Fortaleza x Athletico Paranaense (3.500 km), além de outros confrontos de menor distância.

No Rio Grande do Sul, o Internacional e depois o Grêmio foram os primeiros grandes clubes do Brasil a voltarem aos trabalhos em seus centros de treinamento. Os jogadores fizeram exame de saúde, tiveram a temperatura aferida e correram ao redor do campo em pequenos grupos. Além disso, uma preocupação extra com a higienização foi observada. O segundo turno do Gauchão foi interrompido na quarta rodada, justamente a que reserva o clássico entre Inter e Grêmio.

Em 16 de março, a CBF decidiu suspender por tempo indeterminado as competições nacionais. No mesmo comunicado, a entidade reafirmou que as federações estaduais darão a devida deliberação para suas competições. O Brasileirão estava previsto para começar no último sábado (2).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES