Fla X Verdão: Concorrência em campo, atrito fora

Rivalidade entre Palmeiras x Flamengo ficou à flor da pele

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o Campeonato Brasileiro já decidido, Palmeiras e Flamengo cumprem tabela na antepenúltima rodada neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Palmeiras. Mas se engana quem acha que não estará valendo nada esse jogo. A rivalidade entre os dois clubes rompeu as divisas dos estados e aflorou nos últimos anos. E vencer é uma questão moral em meio a velhas polêmicas e novas provocações. Informações do site Globoesportes.com

A animosidade da partida fez até com que a Polícia Militar e o Ministério Público de São Paulo pedissem para o jogo ser realizado com torcida única, sem a presença de visitantes, o que é comum nos clássicos paulistas. Mas como a rivalidade entre os dois clubes chegou a esse ponto? O GloboEsporte.com fez uma linha do tempo mostrando o passo a passo do que aconteceu para criar o cenário atual:

Podemos dizer que os ânimos começaram a se acirrar em 2016, quando as duas equipes se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. No intervalo, houve tentativa de invasão, as torcidas se confrontaram na arquibancada, e policiais precisaram usar gás de pimenta, Mas o efeito recaiu também sobre o campo, afetando jogadores e técnicos em um jogo que ficou 12 minutos parado e terminou com vitória alviverde por 2 a 1.

Torcida única

Antes do reencontro entre as equipes no returno daquele ano, que valeria a liderança do campeonato, a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu os dois clubes. Entre as sanções aplicadas estavam a proibição de torcidas organizadas durante 10 jogos e a exigência de torcida única na Arena Palmeiras. Foi a primeira e única vez que isso aconteceu com Palmeiras e Flamengo até hoje.

Concorrência

Se no primeiro turno daquele ano eles ainda não estavam no topo da tabela, no reencontro valia a liderança. O Palmeiras tinha só um ponto na frente, saiu perdendo com gol de Alan Patrick, mas com um jogador a mais buscou o empate com Gabriel Jesus. Resultado foi de grande importância para o Verdão, que manteve a primeira colocação por mais uma rodada.

Camarotes da discórdia

Foi nesse mesmo jogo que as duas diretorias começaram a se estranhar. De um lado, o então presidente alviverde, Paulo Nobre, envolveu-se em uma confusão com convidados em camarote de um patrocinador. O dirigente se irritou com a presença de um torcedor do Flamengo no local e teria tentado invadir o camarote acompanhado por mais de dez seguranças.

Do outro extremo, o então presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, queixou-se de o camarote rubro-negro ficar bem em cima de uma grande organizada do Palmeiras e alegou ter sido hostilizado por palmeirenses. Imagens divulgadas posteriormente mostraram o dirigentes em pé, no local reservado para a sua diretoria, fazendo gestos para a arquibancada e batendo boca com os torcedores rivais.

Alfinetadas das diretorias

O campeonato seguiu, e na 30ª rodada a diferença do líder Palmeiras para o vice-líder Flamengo voltou a cair para um ponto após o Verdão só empatar por 0 a 0 em casa com o Cruzeiro, enquanto o Rubro-Negro venceu o clássico com o Fluminense por 2 a 1, com direito a gol sofrido no fim anulado após 13 minutos de paralisação. Na época ainda não existia o VAR, e Nobre reclamou de interferência externa:

– Estamos aqui hoje para nos manifestar sobre o que chegou ao ponto do inaceitável. O que aconteceu no Rio de Janeiro pode manchar a história do campeonato, colocar em questão a credibilidade de um campeonato que começa a ser decidido fora de campo. (...) O Palmeiras, desde o primeiro dia, se esforça muito para conseguir todos os resultados que conquistou até agora. Ninguém vai levar na mão grande.

– Estou achando muito estranho tudo isso. Não sei o que ele tem a ver com a partida. O que é escandaloso e mancha a credibilidade da competição é a expulsão do Márcio Araújo no primeiro tempo do jogo contra o Palmeiras, é a Mancha Verde ficar embaixo do camarote do Flamengo no mesmo jogo, é o Palmeiras encharcar a nossa área antes da partida. Quem é que não tem vergonha na cara? – rebateu Bandeira.

"AeroPorco" x "AeroFla"

A rivalidade já cresceu tanto neste primeiro ano de disputa como candidatos ao título que até mesmo fora de campo as torcidas competiam em gestos. Surgia, então, o "AeroPorco" e o "AeroFla", movimentos de apoio para os dois times antes de viagens para jogar fora de casa. Como o Palmeiras terminou campeão, muitos torcedores rotularam a mobilização rubro-negra com falta de sorte.

Deboche de Gabriel e Tchê Tchê

Com o empate do Flamengo com o Coritiba, o Rubro-Negro não tinha mais chances de ser campeão, e apenas o Santos poderia (com um milagre) tirar o título do Palmeiras. Antes mesmo de garantir a taça, alguns jogadores debocharam do termo "cheirinho de hepta" criado pela torcida. Gabriel questionou: "Cheirinho de quê?". Enquanto Tchê Tchê colocou um desenho de um nariz ao lado de "#cheirinho".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES