Flamengo, descontrolado, sofre goleada do Nacional

O time uruguaio tomou a liderança do rubro-negro no Grupo 4 da competição, com seis pontos

O time uruguaio tomou a liderança do rubro-negro no Grupo 4 da competição, com seis pontos | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As últimas visitas do Flamengo a Montevidéu não têm sido nada agradáveis. Dez meses após a inesquecível derrota para o Defensor por 3 a 0 na primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores de 2007, no estádio Centenário, o Flamengo voltou à capital do Uruguai, desta vez no Gran Parque Central, e saiu de campo com uma derrota pelo mesmo placar. Porém, a queda desta quinta-feira ocorreu mais pelos próprios erros e descontrole do Fla - Toró e Leo Moura foram expulsos infantilmente - do que propriamente pelas qualidades do Nacional.

O time uruguaio tomou a liderança do rubro-negro no Grupo 4 da competição, com seis pontos. Com quatro, o Fla caiu para a segunda colocação, com um jogo a mais do que o Cienciano, que tem três pontos, e o Coronel Bolognesi, que tem um. Os dois times peruanos jogam na terça-feira, dia 11, em Cuzco. Na quarta rodada, dia 19, o Flamengo recebe o Nacional, no Maracanã.

Gol no fim e expulsão inusitada na primeira etapa

O jogo começou como era esperado, com o Nacional tentando sufocar o Flamengo em seu campo de defesa. Os rubro-negros se esforçaram para impedir a iniciativa uruguaia de todas as formas, até mesmo com chutões para o alto. O nervosismo ficou claro aos três minutos, quando Leo Moura recebeu cartão amarelo por uma entrada violenta em Cardaccio, que puxava um contra-ataque ainda em seu campo de defesa.

Mas as duas primeiras chances reais de gol foram do Fla, com chutes da entrada da área de Kleberson e Juan, aos 10 e 11 minutos, respectivamente. Aos poucos, o jogo foi ficando mais equilibrado, com muita luta principalmente no meio-campo, com os dois times marcando forte e tentando sair em velocidade ao ataque.

Aos 20, uma grande oportunidade para os donos da casa: após um cruzamento na área, Morales desviou de cabeça e Bertolo chegou para concluir, mas foi barrado por Bruno. No rebote, Morales ainda teve mais uma chance, mas mandou para fora.

Cinco minutos depois, a jogada mais bonita da partida até então: Souza arrancou pela esquerda, passou por dois adversários, tocou para Diego Tardelli, que driblou mais um uruguaio e chutou para uma defesa segura de Viera no meio do gol.

Um pouco afobados no ataque, os jogadores do Flamengo foram pegos em impedimento algumas vezes, principalmente Souza. Leo Moura e Juan, dois dos principais jogadores no sistema ofensivo do técnico Joel Santana, não fizeram um bom primeiro tempo: enquanto o lateral-esquerdo errou muitos passes, o direito atuou de forma muito contida, sem se soltar à frente.

Aos 37, por pouco o Fla não abriu o placar: Kleberson cruzou da direita, Souza foi buscar a bola no alto e cabeceou para uma linda defesa do goleiro uruguaio, que espalmou a escanteio. Ótimo para o Nacional, que três minutos depois balançou as redes rubro-negras: Ibson errou passe na saída de bola, Romero chutou de longe, Bruno espalmou mal, nos pés de Morales, que mandou uma bomba para dentro do gol.

Em seguida, aos 42, uma cena inusitada e péssima para as pretensões do Fla: a bola saiu pela lateral esquerda, um gandula retardou a devolução e foi agredido por Toró, que acabou expulso de campo. Aos 44, Fábio Luciano disputou bola com Bertolo quase na linha de fundo. O zagueiro agrediu o adversário com um chute leve no rosto, mas nada foi marcado. Fim de primeiro tempo e expectativa de mais 45 minutos dramáticos.

Fla volta, tem mais um expulso e se perde

Preocupado com a expulsão de Toró, Joel resolveu tirar Diego Tardelli e colocou Marcinho em seu lugar para que não perdesse tanta força na marcação. Mas logo aos cinco minutos, a situação do Rubro-Negro ficou ainda pior com a expulsão de Leo Moura que, imprudente, disputou um lance no meio-campo solando e, como já tinha amarelo, foi para o chuveiro mais cedo. Em seguida, Bruno fez um milagre ao defender uma cabeçada de Victorino. Com dois a menos em campo, Joel substituiu Kleberson por Jaílton para reforçar o setor defensivo.

Mesmo com nove jogadores, o Fla foi em bu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES