Flamengo e Athletico decidem hoje (29) título da Libertadores

Tudo o que você precisa saber sobre a final da Libertadores deste sábado, às 17h, em Guayaquil

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Flamengo e Athletico decidem a final da Libertadores 2022 neste sábado (29), no estádio Monumental. A bola rola a partir das 17h (de Brasília), em Guayaquil, no Equador.

O Flamengo entra em campo para 90 minutos que podem significar uma das maiores temporadas de sua história. Em caso de título da Libertadores, o ano de 2022 ficará ali no panteão onde já estão 1981 e 2019, com conquistas nacionais e internacionais. Está em jogo também a estratégia traçada por Dorival Júnior, de priorizar as copas para salvar uma temporada que estava condenada quando o treinador substituiu Paulo Sousa, em junho. Para a partida, não há problemas de lesão ou suspensão.

Flamengo e Athletico se enfrentam hoje pela Libertadores (Foto: reprodução)

O Athletico chega novamente na final de Libertadores após 17 anos e busca o título inédito. Em um ciclo copeiro, o Furacão conquistou a Sul-Americana (2018-2021) e a Copa do Brasil (2019). Com o Brasileiro de 2001, a maior taça continental é a única que falta na galeria de troféus do clube entre os principais torneios do Brasil e da América do Sul. Para o jogo, Felipão tem elenco completo.

Transmissão: Conmebol TV, ESPN e SBT.

O confronto entre os times rubro-negros virou rotina ultimamente. Essa é a nona vez que os clubes se encontram em um mata-mata nos últimos 11 anos. No total, em 14 jogos, foram sete vitórias do Flamengo, cinco empates e duas vitórias do Athletico.

O Mengo conquistou a Copa do Brasil (2013) e Supercopa do Brasil (2020) em cima do rival, além de avançar na competição brasileira nas oitavas (2020) e quartas (2022) e na segunda fase da Sul-Americana (2011). Já o Furacão passou pelo time carioca na semifinal da Primeira Liga (2016) e nas quartas (2019) e semifinal (2021) da Copa do Brasil.

Escalações prováveis

Flamengo - Técnico: Dorival Júnior

O Flamengo vai para campo com a sua força máxima, o chamado time de Copas. Depois de ficar sem João Gomes na decisão da Copa do Brasil, Dorival Júnior confirmou a escalação que o torcedor acostumou-se a decorar de Santos até Pedro. No banco, Arturo Vidal também está recuperado de pequeno procedimento cirúrgico realizado há uma semana e fica à disposição. O Rubro-Negro carioca chegou ao Equador com 29 jogadores e apenas três baixas por lesão: Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Varela.

A escalação tem: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel.

Desfalques: Rodrigo Caio e Bruno Henrique passaram por cirurgias no joelho recentemente e só voltam a jogar em 2022. Varela sofreu uma lesão muscular na coxa e foi vetado.

Athletico - Técnico: Luiz Felipe Scolari

O treinador atleticano mantém mistério na formação inicial, mas pretende reforçar o meio-campo para tentar travar o Fla. Com isso, o time usa um sistema inédito que tem três volantes, um meia e dois atacantes. A dúvida é entre Erick e Hugo Moura como primeiro homem do meio. Felipão ainda tem um plano B que seria a entrada de um zagueiro, como fez nas quartas da Copa do Brasil, para a saída de um jogador ofensivo.

O provável time: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Hugo Moura), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Vitinho e Pablo.

Desfalques: Julimar, Reinaldo e Marcelo Cirino (departamento médico).

Arbitragem

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

Quarto árbitro: Facundo Telles (ARG)

VAR: Mauro Vigiliano (ARG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES