Flamengo tem defesa mais vazada nos últimos cinco anos do Brasileirão

Rubro-Negro iguala média de 2017, sua pior nos primeiros sete meses da temporada, e começa Série A com aproximadamente o dobro de gols sofridos do que principais concorrentes ao título.

| Contra o Bahia foi a partida que o Flamengo sofreu mais gols em 2019 — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Flamengo já somou 40 ao longo dos 44 jogos já disputados até agora. E com os três sofridos na Fonte Nova, o Rubro-Negro igualou a sua pior média defensiva dos últimos cinco anos. Do Globo Esporte.

Comparando o desempenho atual com as temporadas anteriores até o dia 7 de agosto, o Flamengo repete 2017, quando a essa altura do ano tinha sido vazado 45 vezes em 50 jogos. Média de 0,90, quase um gol por partida, exatamente igual em 2019. O melhor desempenho defensivo desse período foi no ano passado, quando havia sofrido só 26 gols em 42 partidas (média de 0,61).

Contra o Bahia foi a partida que o Flamengo sofreu mais gols em 2019 — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia .

E justamente a defesa promete ser um desafio para o Flamengo na busca pela liderança do Brasileirão. O Rubro-Negro começou o campeonato com 16 gols sofridos nas 13 primeiras rodadas, mais que o dobro do segundo colocado Palmeiras, que levou sete, e quase o dobro do líder Santos, que tomou nove – seus principais concorrentes ao título.

Comparada aos outros clubes na tabela de classificação, o Flamengo tem a pior defesa entre os 10 primeiros colocados. O Rubro-Negro só fica à frente dos quatro que estão na zona de rebaixamento (Avaí com 18 gols sofridos; CSA e Cruzeiro com 20; e Chapecoense com 23), além de Vasco (vazado 18 vezes), Goiás e Fortaleza (20 vezes) e Fluminense (22 vezes).

Fera tem melhor defesa em 2019

André Durão


Na comparação por técnicos, Jorge Jesus é quem tem os piores números no critério. O técnico português, adepto de um estilo de jogo mais ofensivo, sofreu 11 gols em oito partidas, uma média de mais de um gol por jogo. Abel Braga foi um pouco melhor no quesito, mas também com média alta: 0,90 após ter sido vazado 29 vezes em 32 confrontos – considerando a Flórida Cup.

Curiosamente, foi o interino que ocupou o cargo entre a saída de um técnico e a chegada de outro que conseguiu os melhores resultados defensivos. Marcelo Salles, o "Fera", comandou a equipe em quatro partidas, contra Fortaleza, Corinthians, Fluminense e CSA, e não sofreu nenhum gol sequer.

Ataque rubro-negro em alta

Se os números defensivos preocupam, o Flamengo ofensivamente "vai muito bem, obrigado". No Brasileirão, além de ter o artilheiro do campeonato – Gabigol, com nove gols –, o time tem o melhor ataque da competição com 25 bolas na rede em 13 jogos, média de quase duas por partida. Número superior aos dos concorrentes Santos, com 23 gols, e Palmeiras, com 21.

Na comparação do setor ofensivo com o dos últimos cinco anos, o Flamengo atual, com 78 gols em 44 jogos, só não é superior ao time de 2017, que até o dia 7 de agosto havia marcado 91 vezes em 50 partidas. Com média de quase dois por confronto, a equipe compensou o fato de ter uma média alta de gols sofridos naquela temporada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES