Flamengo vence o Athletico-PR por 1 a 0 e é campeão da Libertadores

Os cariocas venceram o Athletico Paranaense por 1 a 0 em final decida neste sábado (29), em Guayaquil, se tornando tricampeões.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Flamengo é o mais novo campeão da Copa Libertadores. Os cariocas venceram o Athletico Paranaense por 1 a 0 pelos pés de Gabigo, no fim da primeira etapa, em final decida neste sábado (29), em Guayaquil, se tornando tricampeões. O último título foi em 2019.

O tricampeonato leva o Flamengo a se igualar a clubes como São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, os brasileiros que mais vezes venceram o torneio continental. 

Flamengo vence o Athletico-PR por 1 a 0 e é campeão da Libertadores (Foto: Reprodução/ Flamengo via Instagram)

Essa é a 11ª conquista de uma das gerações mais vitoriosas do Flamengo, com Gabigol, Arrascaeta, Filipe Luiís, Diego, entre outros. Além do bicampeonato da Libertadores (2019 e 2022), o Rubro-Negro venceu desde 2019 três Campeonatos Cariocas (2019, 2020 e 2021), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e uma Recopa Sul-Americana (2020).

O Athletico-PR, por sua vez, tinha a expectativa de, enfim, se sagrar campeão da Libertadores para coroar um projeto esportivo de sucesso. Voltando à decisão do torneio após 17 anos, o Furacão acabou derrotado novamente, sofrendo com a expulsão do zagueiro Pedro Henrique ainda no primeiro tempo.

Flamengo vence o Athletico-PR por 1 a 0 e é campeão da Libertadores (Foto: Luis Acosta/ AFP)

O jogo

O Athletico-PR começou melhor na partida e foi quem levou perigo ao gol adversário primeiro. Aos 11 minutos, David Luiz vacilou ao dominar a bola dentro da área, Vitinho fez o desarme e bateu firme, mas Santos estava bem posicionado para fazer a defesa. Logo na sequência, após cobrança de lateral, Alex Santana ficou com a sobra e finalizou de voleio, mas mandou por cima do gol, desperdiçando ótima oportunidade.

As coisas ficaram ainda mais complicadas para o Flamengo aos 19 minutos, quando Filipe Luís pediu para ser substituído após sentir a região posterior da coxa esquerda. O jovem Ayrton Lucas foi o escolhido do técnico Dorival Jr para ocupar a lateral esquerda.

O Athletico-PR continuou indo para cima do Flamengo, ainda mais motivado após a saída de um dos principais jogadores do elenco rubro-negro, e assustou o goleiro Santos em chute de Vitinho de fora da área, que passou próximo à trave.

Já na reta final do primeiro tempo, o Furacão sofreu um duro golpe. Aos 43 minutos, Pedro Henrique cometeu falta em Ayrton Lucas e recebeu seu segundo cartão amarelo, sendo expulso pelo árbitro Patricio Loustau.

Como se não bastasse, antes do intervalo o Flamengo, em vantagem numérica, abriu o placar. Rodinei tabelou com Everton Ribeiro, que cruzou na medida para Gabigol precisar apenas completar de primeira e balançar as redes.

Segundo tempo

O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma postura diferente. Com a vantagem no placar e com um homem a mais dentro de campo, o time comandado por Dorival Jr administrou a partida com sabedoria, neutralizando o Athletico-PR, que até tentou agredir o rival mesmo com dez jogadores no gramado, mas sem sucesso.

Explorando os espaços deixados pelo Furacão, o Flamengo não demorou muito para assustar. Aos cinco minutos, Gabigol saiu cara a cara com Bento, mas chutou em cima do goleiro adversário. Mais tarde, Pedro recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu forte, mas a bola desviou em Matheus Felipe e saiu pela linha de fundo.

Felipão foi para o tudo ou nada, promovendo substituições para deixar o Athletico-PR ainda mais ofensivo, mesmo tendo dificuldades para frear o Flamengo. Só que pela qualidade do elenco rubro-negro, o domínio da partida não mudou de lado.

Nos minutos finais, o Athletico-PR ainda teve uma boa oportunidade para empatar o jogo. Terans arriscou de fora da área, Santos soltou a bola ao fazer a defesa e Canobbio, na tentativa de completar para o gol, foi ao chão, pedindo pênalti. O árbitro, entretanto, nada marcou. Pouco depois o Flamengo respondeu com Everton Ribeiro, que arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão.

A última esperança do Athletico-PR foi a cobrança de falta de David Terans na entrada da área aos 45 minutos do segundo tempo. O uruguaio bateu com categoria, por cima da barreira, mas Santos se esticou todo para fazer a defesa sem dar rebote, ajudando a garantir o tricampeonato da Libertadores para o Flamengo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES