O Flamengo está muito perto da final da Libertadores. Isso porque os rubro-negros golearam por 4 a 0 o Vélez-ARG, na noite desta  quarta-feira (31), em Buenos Aires.

Pedro marcou três gols da vitória do Flamengo Foto: Juan Mabromata-AFPPedro marcou três gols da vitória do Flamengo Foto: Juan Mabromata-AFP

A equipe de Dorival Júnior abriu vantagem no primeiro tempo, com gols de Pedro e Éverton Ribeiro. Na etapa final, Pedro marcou mais dois para dar números finais na Argentina.

Quem avançar após o segundo duelo, enfrenta Palmeiras ou Athletico-PR, que disputam a outra semifinal. Na ida, o time paranaense venceu o Alviverde por 1 a 0.

Agora, os rubro-negros podem perder por três gols de diferença no Maracanã, na próxima quarta-feira, que mesmo assim avançará para a final. Para o Vélez, somente uma goleada por cinco gols levará os argentinos para a decisão. 

Flamengo atropela o Vélez e se aproxima da final da Libertadores Foto: Juan Mabromata-AFPFlamengo atropela o Vélez e se aproxima da final da Libertadores Foto: Juan Mabromata-AFP

O jogo 

O Flamengo começou melhor a partida e criou a primeira boa chance aos oito minutos, com João Gomes. Só que o volante mandou por cima do travessão. Depois, Pedro roubou a bola de De los Santos e chutou para boa defesa de Hoyos.

Aos poucos, o Vélez melhorou a marcação e equilibrou o confronto. Tanto que aos 27 minutos, Janson fez boa jogada e chutou para boa defesa de Santos. No entanto, a resposta do Flamengo foi certeira, quatro minutos depois. Léo Pereira cruzou e Pedro mandou para a rede.

O Vélez não sentiu o revés. tanto que os argentinos quase empataram aos 35 minutos. Orellano cobrou falta e acertou a trave rubro-negra.

Nos minutos finais, o Flamengo voltou a dominar o jogo. Os rubro-negros criaram grande chance com Filipe Luís, mas o lateral finalizou fraco. Só que aos 45, em linda jogada, Gabigol tocou para Éverton Ribeiro, que empurrou para a rede. Assim, os cariocas foram para o intervalo com grande vantagem em Buenos Aires.

No segundo tempo, o Vélez tentou diminuir o prejuízo, mas pouco incomodava o goleiro Santos. O Flamengo atuava com tranquilidade e trocava passes sem correr risco. Mesmo assim, os rubro-negros chegaram ao terceiro gol aos 15 minutos. Gabigol achou Pedro na área e o atacante tocou na saída de Hoyos. 

O novo revés foi sentido pelos donos da casa. A partir dai, os rubro-negros passaram a ter facilidade em avançar. O atacante Gabigol perdeu três chances incríveis de transformar o placar em goleada.

O Vélez só voltou a chegar com perigo novamente aos 34 minutos. Fernández fez grande jogada e chutou em cima de David Luiz, que impediu o gol argentino. Só que três minutos depois, o Flamengo marcou o quarto gol. Vidal tentou o passe para Gabigol, mas a zaga tentou cortar e viu a bola chegar em Pedro. O atacante só teve o trabalho de finalizar na saída de Hoyos.

Nos minutos finais, o Flamengo diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. O Vélez ainda tentou, sem qualquer organização, chegar ao ataque e viu os rubro-negros saírem de campo com a vaga praticamente garantida na decisão da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

VÉLEZ SARSFIELD-ARG 0 X 4 FLAMENGO-BRA

Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina)

Data: 31 de agosto de 2022, quarta-feira

Horário: 21h30 (Brasília)

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)

Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)

VAR: Julio Bascuñan (Chile)

Cartões amarelos: Valentín Gómez, Seoane e De los Santos (Vélez); Gabigol, David Luiz, Léo Pereira, Pulgar e Thiago Maia (Flamengo)

 GOLS

FLAMENGO: Pedro (aos 31 minutos do 1°T, e 15 e 37 minutos do 2°T); Éverton Ribeiro (aos 45 minutos do 1°T)