Fluminense agora divide recorde com Timão-2005

Time carioca e Corinthians seguem isolados na parte de cima da tabela, respectivamente a dez e sete pontos do Santos, terceiro colocado

Fluminense agora divide recorde com Timão-2005 | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fluminense até a rodada passada tinha um recorde na era dos pontos corridos: o de melhor aproveitamento após as primeiras 16 partidas, com incríveis 75% dos pontos disputados. Mas o empate com o São Paulo por 2 a 2 fez o time carioca perder o status: a equipe agora tem campanha idêntica ao do Corinthians em 2005, na 17ª rodada, com 37 pontos e 72,55%.

Porém, apesar de tropeçar não ser exatamente uma boa notícia, os números ainda deixam o time das Laranjeiras em situação confortável. A equipe tem três pontos à frente do vice-líder, o próprio Corinthians. Além disso, é bom lembrar, o Timão foi campeão em 2005.

Outro dado importante é que Flu e Corinthians têm, atualmente, a maior vantagem em relação ao terceiro colocado. Enquanto a equipe carioca abriu dez pontos para o Santos, o Corinthians tem sete de vantagem para o rival da Baixada. Porém, vale lembrar que o Peixe tem um jogo a menos, justamente o confronto com o Internacional, quarto colocado também com 27 pontos. Até então, a maior margem havia acontecido em 2007, quando São Paulo e Botafogo abriram sete e cinco pontos, respectivamente, sobre o Vasco, que ocupava o terceiro lugar na 17ª rodada.

Para finalizar a comparação na parte de cima da tabela de classificação, dos integrantes do G-4 na 17ª rodada, 62,5% conseguiram classificação para a Taça Libertadores da América, contando com o Paraná, que terminou em quinto lugar em 2006. Como o Internacional, que havia conquistado o troféu continental, ficou em segundo, abriu uma vaga no G-4. No momento, a quinta e até a sexta posições estão garantindo o acesso ao torneio sul-americano, já que Inter, atual campeão da Libertadores, e Santos, vencedor da Copa do Brasil, estão respectivamente em quarto e terceiro lugares, transformando o G-4 em G-6.

Infeliz coincidência entre o Goiás e os rebaixados dos últimos anos

Na zona do desespero do Brasileirão, o Goiás vai precisar de um feito inédito para escapar do rebaixamento. Afinal, o lanterna da competição após 17 rodadas sempre terminou na Série B no ano seguinte. Além disso, de 2006 para cá, o último colocado neste momento terminou exatamente nesta posição ao fim da competição. Para aumentar ainda mais o drama e a dificuldade da missão esmeraldina, a sua campanha é idêntica à do Sport, em 2009, e à do Ipatinga, em 2008.

No entanto, de uma forma geral, os integrantes do Z-4 podem manter a esperança de se salvar do descenso. Das equipes que estavam nas quatro últimas posições após 17 rodadas disputadas, 50% conseguiram permanecer na elite do futebol brasileiro ao fim do Campeonato Brasileiro. Dois exemplos, por sinal, devem ajudar a colocar os times nas posições intermediárias em alerta. Tanto o São Caetano em 2006 quanto o Figueirense em 2008 tinham aproveitamento de 47,06% na 17ª rodada e caíram ao fim do torneio. Esse número é superior ao do atual oitavo colocado, o Avaí, que conquistou 45,1% dos pontos disputados.

Mais informações:

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/8/fluminense-perde-status-de-melhor-campanha-e-se-iguala-ao-timao-2005.html



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES