Fluminense empata com Flamengo e leva título do Campeonato Carioca

Com vantagem de dois gols no jogo de ida, Tricolor vê Rubro-Negro sair na frente com Gabigol, empata com Cano e volta a ser campeão estadual após dez anos

Fluminense | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fluminense destronou o Flamengo e conquistou o título do Campeonato Carioca. Neste sábado, com uma atuação consistente, o Flu empatou por 1 a 1 e fez a festa no Maracanã, após vencer o jogo de ida por 2 a 0. O Tricolor faturou o Estadual pela 32ª vez.

Com a vantagem construída na primeira partida, o Fluminense fez uma partida segura e conseguiu dar a resposta após sair atrás do placar. Cano ainda perdeu um pênalti que poderia deixar a situação tricolor ainda mais tranquila.

Fluminense conquista o título do Campeonato Carioca Foto: André Fabiano-Estadão Conteúdo

O Flamengo, pressionado pela necessidade de vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, sucumbiu. A atuação rubro-negra tecnicamente foi ruim. A estratégia de apostar em bolas longas também não funcionou. Após a sequência de três títulos estaduais seguidos, o Fla viu o que seria um tetracampeonato histórico frustrado.

O técnico Paulo Sousa amarga o segundo vice-campeonato seguido pelo Flamengo - já havia perdido a Supercopa do Brasil para o Atlético-MG, nos pênaltis. O comandante português já sofre críticas à frente do clube rubro-negro.

Leia Mais

Já Abel Braga dá resposta no Fluminense após um momento delicado na temporada, em que caiu na fase preliminar da Libertadores. O técnico, por sinal, tira o Tricolor da fila do Estadual. O Flu não ganhava o Carioca desde 2012, justamente com Abel.

O Fluminense, agora, vai jogar pela Sul-Americana: recebe o Oriente Petrolero, da Bolívia, nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Maracanã. Já o próximo compromisso do Flamengo é a estreia na Libertadores, contra o Sporting Cristal, do Peru, fora de casa, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília).

O decisivo Fla-Flu

O Fluminense deu um calor no Flamengo no começo do jogo. Após rebote de cruzamento, Cris Silva emendou, mas viu a bola explodir em Gustavo Henrique. Com a vantagem, o Tricolor esfriava o jogo e gastava o tempo.

O Flamengo encontrava dificuldade para criar. As peças ofensivas não se acertavam. O tempo era inimigo. O Fluminense, com mais posse de bola, controlava o jogo. Entretanto, o trio rubro-negro enfim apareceu. Aos 28, Bruno Henrique desviou pelo alto e achou Arrascaeta. O uruguaio se livrou de Manoel e cruzou para Gabigol fazer 1 a 0.

O Fluminense assustou com David Braz. Ele arriscou do meio de campo. A bola pegou efeito e quase surpreendeu Hugo, mas saiu. A resposta rubro-negra foi com Arrascaeta. O meia aproveitou erro na saída de bola tricolor e chutou da entrada da área, com perigo, para fora.

O Tricolor chegou ao empate na reta final, aos 43. Em trama pela esquerda, Arias cruzou e Cano completou. A bola desviou em Filipe Luís e entrou: 1 a 1. Protagonista do primeiro jogo, com dois gols, o artilheiro recuperou a vantagem construída na partida de ida.

O Fluminense ficou na bronca com a arbitragem de Bruno Arleu de Araújo no começo da etapa final. David Luiz errou na saída de bola e faz falta. Ele já tinha amarelo. O árbitro, contudo, não puniu novamente o zagueiro rubro-negro.

Poster do Fluminense, Campeão Carioca 2022. (Foto: Twitter)

Paulo Sousa fez a primeira mudança no Flamengo. Ele colocou Everton Ribeiro no lugar de Andreas Pereira. O Flu foi mais efetivo. Yago lançou Cano. O artilheiro tentou driblar Filipe Luís e a bola bateu na mão do lateral-esquerdo. O VAR, comandado por Carlos Eduardo Nunes Braga, recomendou a revisão do lance. Pênalti. Hugo defendeu a cobrança de Cano, aos 17 minutos.

A defesa de Hugo Souza deu novo ânimo ao Flamengo. O clube rubro-negro foi para cima do Fluminense. Contudo, a pressão não surtiu efeito. O Flu se defendeu bem. No fim, confusão. Fred, que havia entrado, e Bruno Henrique se estranharam e foram expulsos. Os dois quase brigaram na saída de campo e precisaram ser contidos.

A bola demorou um pouco, mas voltou a rolar. O Flu segurou o empate e conquistou o Campeonato Carioca.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1X1 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro

Data: 02/04/2022, sábado

Horário: 18h (de Brasília)

Público e renda: 67.754 presentes / R$ 2.938,488,00

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Henrique Alves de Lima Filho

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Cartão amarelo: Gabigol, David Luiz, Filipe Luís, João Gomes e Pedro (Flamengo) e David Braz, Cris Silva e André (Fluminense)

Cartão vermelho: Fred (Fluminense) e Bruno Henrique (Flamengo)

Gols:

Fluminense: Cano, aos 43' do 1ºT

Flamengo: Gabigol, aos 28' do 1ºT

FLUMINENSE: Fábio; Manoel, Nino e David Braz; Calegari (David Duarte), André, Yago Felipe (Nonato), Ganso (Martinelli) e Cris Silva; Jhon Arias (Luiz Henrique) e Germán Cano (Fred). Técnico: Abel Braga.

FLAMENGO: Hugo Souza; Rodinei (Matheuzinho), Gustavo Henrique (Willian Arão), David Luiz e Filipe Luís; João Gomes, Andreas Pereira (Everton Ribeiro), Arrascaeta e Lázaro (Pedro); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.

(Por: Gazeta Esportiva)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES