Fortaleza lembra na hora certa que é um dos melhores times do país

O time de Vojvoda é um dos melhores do país e mostrou personalidade em momento crucial. Faz história com classificação inédita, consolidando a reconstrução do clube

fortaleza | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fortaleza não vencia desde a sua, talvez, maior demonstração de força na temporada: os 3 a 2 sobre o Palmeiras, com um jogador a menos, no Allianz Parque. Seis jogos, incluindo os 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi, pela ida das quartas da Copa do Brasil.

Partida que, no rigor dos números, não significou três pontos, mas na lógica do mata-mata, mesmo sem gol "qualificado", representou muito. Principalmente o poder de reação e a confirmação do óbvio que apenas as diferenças fora de campo, como camisa e história, poderiam mascarar.

Vojvoda vibra com vitória do Fortaleza e  enaltece espírito combativo de jogadores

Hoje, o time cearense é melhor que o tricolor paulista. E Juan Pablo Vojvoda é mais treinador que Hernán Crespo. Bastou resgatar no momento decisivo as maiores virtudes da equipe que a imposição se deu ao natural.

Volume de jogo a partir da contribuição dos alas Yago Pikachu e Lucas Cisprim no campo de ataque. Pela direita, o mais infiltrador; à esquerda, o mais organizador. Na inversão com passe precioso de Crispim, Pikachu perdeu a primeira grande chance da partida.

Dando o tom do que viria, com o Fortaleza organizado, intenso, objetivo e o São Paulo desconexo, tentando viver das individualidades, especialmente Benítez e Rigoni, mas novamente falhando com Tiago Volpi.

É difícil ser consistente com goleiro tão inseguro. Liziero e Benítez falharam, Ronald interceptou e finalizou, não tão forte. O gol daria a confiança que o Fortaleza precisava e abalou de vez o São Paulo. Até porque, um minuto antes, Rigoni, livre, parou em Felipe Alves.

Fortalezas goleou São Paulo e avança na Copa do Brasil

No segundo tempo, a superioridade ficou mais clara. Domínio no meio-campo, com Ronald e Ederson. David entrou no lugar de Romarinho e o ataque ganhou velocidade. Chances perdidas, gol anulado. Até Volpi sair mal da meta e Henríquez, que entrou na vaga de Wellington Paulista, cabecear e praticamente sacramentar a classificação.

Com espaços de sobra para as transições ofensivas em velocidade, o golpe final com David. Atacante que abre o campo pela esquerda, infiltra em diagonal e acelera os ataques.

Gabriel Sara, que substituiu Liziero, marcou no último lance, fechando os 3 a 1. Luciano, que substituiu Eder na volta do intervalo, acrescentou muito pouco na frente. Reflexo de um elenco que não conseguiu entregar o melhor nos momentos mais importantes, também por conta dos muitos problemas físicos.

A conta do esforço sem férias para alcançar o título paulista veio alta demais. Agora só resta buscar uma improvável arrancada no Brasileiro e contar com as vagas na próxima Libertadores que Flamengo e Atlético Mineiro devem abrir. Muito pouco para um trabalho que parecia promissor.

Com 63% de posse, finalizou nove vezes, três no alvo. Contra 14 dos donos da casa, cinco na direção da meta de Volpi. Com três ou dois zagueiros, o time de Crespo não dá liga em disputas de nível mais alto. Não consegue repetir sequer a boa sequência com Diniz na temporada passada.

O Fortaleza é "zebra" contra o Galo. Mas pode equilibrar as forças com o desgaste que o adversário terá para manter a liderança do Brasileiro e na disputa da semifinal continental contra o Palmeiras. Obrigatório repetir nos 90 minutos em casa, e com mais eficiência no ataque, o que fez no primeiro tempo da derrota por 2 a 0 no domingo pelo Brasileiro. A chance é abrir vantagem na ida.

Até outubro, não faltará tempo de trabalho para recuperar a regularidade da primeira metade do turno. O time de Vojvoda é um dos melhores do país e mostrou personalidade em momento crucial. Faz história com classificação inédita, consolidando a reconstrução do clube.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES