FPF e clubes criarão “bolha” para tentar retomar Campeonato Paulista

Novo protocolo tem o objetivo de convencer o Ministério Público a liberar a retomada do campeonato no estado de São Paulo.

FPF e clubes criarão "bolha" para tentar retomar Campeonato Paulista | Fernando Moreno/AGIF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou, na manhã desta segunda-feira (29), uma reunião com os clubes para organizar um novo protocolo de segurança, com medidas mais rígidas, quanto à Covid-19. O objetivo é convencer o Ministério Público a liberar a retomada do Campeonato Paulista no estado de São Paulo.

No novo protocolo, ficou estabelecido um corte radical no número de pessoas envolvidas nas partidas e a organização de ambientes controlados, como uma espécie de "bolha" em que os clubes fiquem isolados e só se desloquem para as partidas. Além disso, o documento estipula uma frequência maior na realização dos testes de Covid-19.

O documento será entregue pela FPF ao Ministério Público ainda nesta segunda-feira (29), em mais uma tentativa de volta do campeonato. Um documento com medidas de segurança já havia sido entregue ao MP, no início do mês de março, quando o governador João Dória anunciou a paralisação do futebol no estado. 

Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Leia na íntegra a nota divulgada pela Federação Paulista de Futebol:

"A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

• O Comitê Médico da FPF, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, se reuniu na última semana com os médicos dos 16 clubes da competição. Do encontro, a partir do agravamento da pandemia, foi definido um aprimoramento do já rigoroso Protocolo de Saúde da competição. O modelo prevê a organização de ambientes controlados, em que os clubes ficarão isolados em centros de treinamento ou hotéis, se deslocando apenas para os jogos. O documento cita ainda maior frequência de testagens, redução de efetivo de pessoas nos jogos, entre outras medidas de controle. O conceito será levado ao Ministério Público Estadual, em reunião a ser realizada nesta noite, e ao Governo do Estado de São Paulo;

• Os clubes e a FPF ressaltam que este cenário com a renovação da fase emergencial gera um enorme retrocesso no controle de saúde dos atletas e comissões técnicas, além de um enorme prejuízo técnico. Por esta razão, a FPF e os clubes apresentarão ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo a necessidade de realizar partidas da competição no Estado de São Paulo até 11 de abril, sob este protocolo aprimorado e seguro do ponto de vista médico;

• O Futebol Paulista, sob este mais rigoroso protocolo, seguirá contribuindo para o controle e prevenção do agravamento da pandemia, com testagens constantes em atletas, comissões técnicas e funcionários dos clubes, especialmente dos assintomáticos (maioria dos atletas)."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES