Fred vence os paraguaios do Cerro Porteño por 1 a 0 e deixa Fluminense perto da decisão

Na próxima quarta-feira, no Maracanã, o Flu joga por um empate para ir à final

Fred marca para o Flu | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nove gols em nove jogos. Desde que se recuperou de uma grave lesão muscular, Fred vive em estado de graça com a camisa do Fluminense. Nesta quarta-feira, apesar de discreto, o atacante foi novamente decisivo. Contra o Cerro Porteño, no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai, ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 (assista ao vídeo ao lado). Placar magro, que não condiz com o futebol apresentado pela equipe brasileira, mas muito importante para a busca do título inédito para o clube. Além disso, confirma a bom momento tricolor. São dez jogos sem perder (sete pelo Brasileirão e três pela competição continental).

Na próxima quarta-feira, no Maracanã, o Flu joga por um empate para ir à final. O vencedor deste duelo vai encarar River Plate (URU) ou LDU (EQU). Antes, porém, o time de Cuca terá uma verdadeira decisão pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, o adversário será o Atlético-PR, às 19h30m (de Brasília), também no Rio. Hora de voltar à luta para fugir da zona do rebaixamento.

Cuca avisou que o Fluminense agrediria o Cerro, e a postura ofensiva da equipe brasileira se confirmou antes mesmo de o relógio marcar dois minutos. Depois de uma bonita arrancada de Diogo pelo meio, Marquinho cruzou rasteiro da esquerda, e a bola sobrou na área para Maicon. Na hora de finalizar, faltou frieza ao atacante. Logo ele que apontou a tranquilidade como ponto fundamental para conseguir a vitória.

Marcação adiantada, e uma vontade incrível de sufocar o adversário. Foi a tônica tricolor nos primeiros 15 minutos. O time de Cuca estava à vontade em campo, principalmente porque a pressão no La Olla Azul y Grana era bem menor do que a sentida no Santa Laura, local do jogo com o Universidad de Chile, na fase anterior. Só uma parte da torcida organizada cantava o tempo todo. O clima era de apreensão.

Característica marcante nos duelos sul-americanos, a polêmica não demorou a aparecer. Aos 23, Mariano recebeu na ponta direita e bateu firme. No rebote do goleiro Barreto, Conca dividiu com Torren na área e foi derrubado. O meia argentino pediu pênalti, mas Héctor Baldassi (árbitro da final da Libertadores do ano passado) ignorou.

Fred pouco apareceu na primeira meia hora. Bem marcado, o atacante não encontrava espaços para ser acionado. Quando teve chance, aos 31, bateu rasteiro, e Barreto defendeu. O goleirão também foi testado por Dalton, de cabeça, e Mariano, em lindo chute de longe, e demonstrou qualidade. O travessão ainda ajudou o Cerro. E tudo isso aconteceu num período de dois minutos. Dava gosto ver o Flu jogar, mas faltava o gol, a cereja do bolo.

A primeira e única ameça paraguaia ocorreu aos 44. O grandalhão Nanni se livrou de dois marcadores, invadiu a área brasileira e bateu cruzado, com força, mas Rafael fez a defesa com o pé esquerdo. Placar em branco, sabe-se lá como, e reclamação do técnico Cuca pelo pênalti não marcado.

- A equipe está muito bem. Não adianta ficar pensando no juiz. Eu estou aqui fora me controlando, mas é brincadeira, né? - disse, em entrevista ao SporTV.

Um drible com a habilidosa perna esquerda, seguido de um chute rasteiro. Era o aviso de Conca ao Cerro Porteño. O argentino do Flu, cheio de vontade e categoria, voltou para o segundo tempo desafiando Barreto, aos seis minutos, mas o goleiro foi bem. Apesar de os paraguaios adiantarem a marcação, o time carioca manteve a ofensividade do primeiro tempo. Só não chegava com a mesma facilidade.

O técnico Pedro Troglio tentou dar mais força e criatividade aos donos da casa. Julio dos Santos, ex-jogador de Grêmio e Atlético-PR, ocupou a vaga da Cáceres para acionar "El Tigre" Ramirez, ex-Flamengo, e Nanni. Sem sucesso. Mesmo com mais posse de bola, o Cerro não chegava a ameaçar.

Conca e Mariano eram os mais ativos, enquanto Fred continuava sumido. Cuca decidiu mudar o ataque, e Maicon deu lugar a Alan, aos 24. Naquele momento, os paraguaios investiam na jogada aérea e esbarravam na segurança da zaga tricolor.

Quando o Fred ganhou a dividida no meio-campo, era difícil imaginar que fosse conseguir superar praticamente toda a defesa adversária. Mas foi exatamente o que ele fez. Arrancou com velocidade e bateu com categoria da entrada da área, aos 30. Chute seco, decisivo. Desta vez não deu para Barreto. Desorganizado, o Cerro pouco assustou nos 15 minutos finais, e o Flu confirmou uma vitória de muita autoridade.

Com o apito final, torcedores paraguaios atiraram pedras e objetos no gramado. Os jogadores do Fluminense e o trio de arbitragem receberam proteção policial enquanto aguardavam a desocupação do estádio. Um policial foi atingido na cabeça por uma pedra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES