Ginástica Artística faz treino masculino e feminino para Olimpíada

Ao todo, 29 ginastas do adulto e da base, tanto no feminino quanto no masculino, passarão por período de treinamento no Rio

De olho nas competições de 2020, Ginástica Artística realiza estágio masculino e feminino no CT Time Brasil | Rafael Bello/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o próximo dia 14 de março, um total de 29 atletas, sendo 14 do feminino e 15 do masculino, tanto da base quanto da categoria adulto, estarão reunidos no CT do Time Brasil para um dos maiores treinamentos de campo de Ginástica Artística já realizados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O objetivo é aprimorar a preparação dos ginastas para as competições que estão programadas ao longo da temporada de 2020, tendo como ponto alto a Olimpíada de Tóquio-2020.

O estágio será aberto com a Ginástica Artística feminina. As 14 atletas convocadas, representando sete clubes do Brasil, além dos seis treinadores convidados para integrar esta fase de treinos, estarão reunidos até o dia 7 de março. “Esta é uma oportunidade de estarmos em contato direto com treinadores e ginastas, trocando informações e discutindo as metas para o ano”, afirmou Francisco Porath Neto, um dos treinadores responsáveis pelo estágio feminino.

“Estamos entrando na fase competitiva para as atletas do adulto e também para as juvenis, daí a importância de termos estes cuidados agora. Porém, sempre existem orientações com relação à parte física e ajustes que precisam ser feitos. Poderemos avaliar o grupo que estiver em melhores condições para representar o Brasil”, disse Porath Neto.

Calendário cheio - No masculino, o estágio começará nesta segunda-feira (2) e contará com a presença de 15 ginastas representando nove clubes. Além dos atletas, que participarão de forma escalonada, estarão presentes nove treinadores. Segundo Marcos Goto, um dos coordenadores do estágio masculino, esta etapa de treinamentos será importante para mapear o estágio dos ginastas visando o calendário de competições nos próximos meses.

“Fazendo esses estágios de treinamento periodicamente, conseguimos monitorar a evolução técnica de todos os participantes. Também temos um monitoramento por vídeos para aqueles grupos que estão se preparando para as competições previstas a partir de março”, disse Goto.

Neste calendário, estão previstas as participações na American Cup All Around, em Milwaukee (EUA), com Diogo Soares, entre 6 e 8/3; as Copas do Mundo de Baku (AZE), de 12 a 15/3, e Doha (QAT), de 18 a 21/3, com as presenças de Arthur Zanetti e Francisco Barreto Junior; e a DTB Pokal Team Challenge e a Copa do Mundo All Around, em Stuttgart, entre 21 e 22/3, com Tomás Florêncio, Luís Guilherme Porto, Bernardo Miranda, Diogo Soares e Caio Souza. Há ainda no planejamento da equipe masculina a participação na Copa do Mundo All Around em Birmingham (ING), com Diogo Soares, no dia 28/3.

“Teremos este grupo participando da DTB na Alemanha tanto por equipe quanto individual geral, pois ela pontua para obter uma vaga para os Jogos Olímpicos”, disse Goto, que também destacou a preocupação com o treinamento para os atletas da base.

“Vamos aproveitar o estágio para dar continuidade na preparação dos nossos juvenis que vão participar para a Berlim Cup, entre 3 e 5 de abril. Esta é uma competição muito conceituada. Importante lembrar que estamos fazendo todas essas competições e estágios graças à parceria entre a CBG e COB”, disse Marcos Goto.

"Estamos iniciando mais um estágio de treinamento da Ginástica Artística neste ano olímpico. Esses períodos são primordiais para preparação dos nossos atletas e para troca de experiências entre os treinadores e a equipe multidisciplinar. Aproveito para agradecer mais uma vez o importante apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da CAIXA, nosso patrocinador máster, na realização desta e de outras ações previstas”, disse Luciene Resende, Presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Ginástica Artística Feminina - Ginastas convocadas:

Andreza Heloisa Lima (GNU / RS)

Camila Siqueira Almeida (MTC/ MG)

Carolyne Mercer Pedro (CEGIN / PR)

Flávia Lopes Saraiva (CRF / RJ)

Gabriela Rodrigues Barbosa (COTP / SP)

Gabriela Mota Reis (ADC S BERNARDO/ SP)

Isabel de Almeida Barbosa (ECP / SP)

Josiany Calixto da Silva (CEGIN / PR)

Júlia das Neves B. Soares (CEGIN / PR)

Julia Morais Godoy (ADC S BERNARDO / SP)

Júlia A. Bastidas da Silva (ECP / SP)

Lorrane dos Santos Oliveira (CRF / RJ)

Luísa Gomes Maia (ADC S BERNARDO / SP)

Rebeca Rodrigues Andrade (CRF / RJ)

Treinadores responsáveis:

Francisco Porath Neto

Iryna Ilyashenko

Valeri Liukin

Treinadores convocados:

Adriana Alves

Ângelo Sabino

Antônio Lameira

Beatriz Fragoso

Danilo Bornea

Felipe Nayme

Coreógrafo: Ronaldo Ferreira

Coordenação do estágio: Henrique Motta e Juliana Fajardo

Ginástica Artística Masculina - Ginastas convocados

Arthur Nabarrete Zanetti (SERC / SP)

Francisco Barretto Junior (ECP / SP)

Arthur Nory O. Mariano (ECP / SP)

Diogo Rodrigues (APAM SETOR LESTE/ DF)

Diogo Speranza Paes (ECP / SP)

João Victor da Silva Perdigão (ECP / SP)

Yuri Monteverde Guimarães (SERC / SP)

Mateus Camilo Neves da Silva (MTC / MG)

Patrick Sampaio Correia (COTP / SP)

Bernardo Actos Miranda (MTC/ MG)

Caio Campos Souza (ADC S BERNARDO / SP)

Lucas de Souza Bitencourt (MTC / MG)

Luís Guilherme C. Porto (GNU / RS)

Tomás Rodrigues Florêncio (SOGIPA / RS)

Diogo Brajão Soares (PIRA OLÍMPICA / SP)

Treinadores convocados:

Cristiano Albino

Caio Guilherme Silva

Carlos Augusto Bezerra

Lourenço Ritli Filho

Hilton Dichelli Júnior

Antônio Lameira

Leonardo Finco

Ricardo Yokoyama

Daniel Biscalchin

Equipe multidisciplinar:

Alvaro Borges Margutti

Caroline Yoshioka

Caio Buonanotte

Dr. Rodrigo Sasson

Coordenação do estágio: Henrique Motta, Juliana Fajardo e Marcos Goto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES