Governo pede cuidado a brasileiros que querem ir à Copa

Mestre Bamba é baiano e dissemina a capoeira pela Rússia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moscou é uma cidade com seus bairros distribuídos geograficamente em círculos. Quanto mais distante do centro, maior é a chance de haver discriminação, racismo, assédio e outros problemas. É um exemplo, em menor escala, do que ainda acontece na Rússia como um todo. Para o torcedor brasileiro que pensa em ir ao país na Copa, a recomendação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é “viajar com grau moderado de cautela”.

Na lista de recomendações do MRE, no tópico Xenofobia e Discriminação, o órgão avisa que “ataques contra minorias são uma dura realidade do país, mas raramente evoluem para violência física. Casos de skinheads e outras gangues organizadas podem ser mais graves”.

Durante a partida entre Camarões e Chile, domingo, a Fifa alertou para que os torcedores não cometessem atos discriminatórios nas arquibancadas. Fora do estádio, um grupo de camaroneses reclamava de abuso de autoridade na saída do jogo, durante a revista para o acesso à estação do metrô.

Mestre Bamba é baiano e dissemina a capoeira pela Rússia. Ele relata que já presenciou casos de discriminação e racismo, sobretudo em certos bairros da capital russa.

— Em determinados locais, os negros têm que andar a mil, do contrário, podem morrer. Ninguém quer andar a pé ou de metrô, preferem os carros, porque não querem correr riscos. Em Moscou, quem tem pele escura anda junto — disse Bamba.

Já o professor Tony usa o uniforme da capoeira como escudo:

— Vestindo-o jamais sofri racismo.

Os guias da cidade, distribuídos gratuitamente nos aeroportos, pontos turísticos e hotéis, advertem (traduzido do inglês): “Evite atrair a atenção não falando alto em sua língua natal ou andando nas ruas se você bebeu. Se você é africano, árabe, descendente de asiáticos ou tem a pele escura, tenha cuidado, particularmente à noite”.

Quando cita a possibilidade de assédio sexual, o MRE recomenda que “as mulheres devem evitar andar sozinhas pelo país, especialmente durante a noite e/ou em áreas isoladas”. Na questão da segurança pública, o ministério ressalta: mulheres desacompanhadas também são aconselhadas a não permanecer próximas a grupos de homens nesses lugares (bares).

E completa os alertas mais graves ressaltando o cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas ou drogas, porque, “em alguns casos, cidadãos podem ser propositalmente drogados para serem roubados, assediados ou estuprados”.

Para a moscovita Ksenia Eremeeva, diretora-executiva da seleção de nado sincronizado, e que já viveu no Brasil por 12 anos, alguns tópicos são exagerados. Ela faz a sua própria advertência.

— A Rússia é racista, eu não posso negar. Negros e indianos são incomuns por aqui. Há um tempo, eles eram atacados por skinheads. Isso mudou com a nova regra — disse Eremeeva, que também toma cuidados quando está distante do burburinho da capital. — Eu fui a uma cidade a 300km de Moscou e tinha medo, porque não há policiamento. E olha que eu sou russa! Mas aqui na capital as mulheres podem andar sossegadas.

A regra à qual Eremeeva se refere foi implementada pelo governo para conter investidas de grupos de skinheads durante a Copa das Confederações e do Mundial de 2018. Antes, eles pagavam uma multa e eram liberados. Agora, são detidos por três dias até um julgamento, que pode ampliar a pena ou dar a liberdade.

— Antes, eu falava com qualquer skinhead. Agora, eles mandam fotos de crianças. Eu pergunto “o que é isso?”, e eles respondem que não podem deixá-las sem pais, que serão presos. Eles não querem problemas neste período. E o governo tem medo que algum ato, seja discriminatório ou de violência, manche os eventos — explicou o russo Grigory Telingater, jornalista do “Championat.com” e colaborador da “ESPN Brasil”.

‘Favelas podem ser desconfortáveis’

Em relação ao racismo, Telingater lembra que o trabalho de conscientização da torcida começou antes da Copa das Confederações, em um amistoso entre Rússia e Bélgica, em março, em Sochi, quando travesseiros com a palavra “gentlefan” (cavalheiro) foram distribuídos para os torcedores, num clamor por polidez.

— Sou oposição ao governo, mas concordo que estão tentando melhorar o problema da discriminação. E o Vladimir Putin precisa de um Mundial perfeito, de uma imagem boa. Mas existem racismo e machismo, sim. São pessoas que têm absurdos na cabeça, como em todo o mundo. Alguns bairros podem não ser tão confortáveis para as mulheres. Não quero comparar com o Brasil, mas as favelas também podem ser lugares desconfortáveis para certas pessoas — disse Telingater.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES