Governo projeta volta do futebol: “proibido cuspir no gramado”

Médico da Fifa quer cartão amarelo para quem cuspir no gramado quando futebol for retomado

| 'Precisamos jogar futebol, precisamos reabrir bares e restaurantes, precisamos reabrir indústrias que foram fechadas', disse secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Divulgação)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O retorno das competições nacionais, que estão paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus, já começa a ficar no horizonte. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia,  Carlos Alexandre da Costa, afirmou que o Governo Federal vem conversando com clubes para planejar o reinício das competições. Informações do Lance e Ge.

- Estamos conversando com a CBF e com os clubes para garantir que os protocolos sejam adequados para termos tempo de implementar. Mas o que a gente pode dizer é que isso será em breve. O povo brasileiro está em casa, quer assistir a seu jogo de futebol, os campeonatos têm que continuar. Óbvio, assim que as condições forem propícias, eles vão continuar - afirmou, ainda evitando adiantar uma data de recomeço.

'Precisamos jogar futebol, precisamos reabrir bares e restaurantes, precisamos reabrir indústrias que foram fechadas', disse secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Divulgação) Outro setor que Costa afirmou que pode reabrir em breve é o de bares e restaurantes. Aos seus olhos, o momento é do país manter sua produtividade.

- Nós precisamos de produção. Precisamos jogar futebol, precisamos reabrir bares e restaurantes, precisamos reabrir indústrias que foram fechadas, precisamos voltar a produzir - afirmou, ressaltando:

- Sempre colocando a saúde em primeiro lugar. Mas fazendo com que as condições de vida também sejam preservadas. E o futebol é um exemplo. Sempre de forma planejada, seguindo protocolos e sem colocar em risco a saúde das pessoas - completou.

O secretário especial ainda detalhou que os jogos de futebol serão cercados de cuidados sanitários.

- A ideia não é fazermos um grande evento esportivo, porque os portões vão estar fechados. Então, é um evento com relativamente poucas pessoas. Não vai ser aberto à população, vai ser um evento privado, restrito - disse.

Em seguida, detalhou como tende a ser o procedimento a cada partida:

- Nossa preocupação principal é com a saúde, seguindo protocolos para preservar também a saúde dos jogadores, do bandeirinha, dos massagistas. Terá protocolo com testes, inclusive para jornalistas - declarou.

Os Campeonatos Estaduais e regionais foram paralisados há cerca de um mês, após um pedido de suspensão das competições pelo país afora. O Roraimense foi o último a bater o martelo quanto à paralisação da competição.

Proibido cuspir no gramado

Para Michel D’Hooghe, presidente do Comitê Médico da Fifa, além de protocolos de segurança, serão necessárias medidas punitivas aos atletas quando a bola voltar a rolar. Mais especificamente àqueles que cuspirem em campo.

- É uma prática comum no futebol e pouco higiênica. Por isso, quando o futebol voltar, penso que deveríamos evitá-la ao máximo. A questão é se isso será possível. Talvez com um cartão amarelo - disse D’Hooghe, em entrevista ao jornal inglês "Daily Telegraph".

- (Cuspir) não é higiênico e é uma boa maneira de espalhar o vírus. E essa é uma das razões pelas quais temos de ter muito cuidado antes de a bola voltar a rolar. Não sou pessimista, mas neste momento sou muito cético relativamente a isso - frisou Michel D’Hooghe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES