Grêmio e Manchester City: “A diferença é o saldo bancário”, diz Renato

Treinador respondeu ao comentário feito pelo jornalista André Rizek, do Sportv

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas goleadas por 6 a 0, neste domingo, motivaram o jornalista André Rizek, do Sportv, a fazer uma comparação entre o Grêmio e o Manchester City. Enquanto o time inglês goleou o Chelsea, pela Premier League, o Tricolor passou por cima do Avenida, em jogo que valeu pela sexta rodada do Campeoanto Gaúcho e também a taça da Recopa Gaúcha, que opõe o campeão gaúcho ao campeão da Copa Wianey Carlet.

Em meio às comemorações por mais uma conquista, a quinta desde setembro de 2016 em sua terceira passagem pelo clube, Renato Gaúcho ouviu a declaração do apresentador do Seleção Sportv. O treinador concordou, mas se apressou em apontar as devidas diferenças:

Eduardo Moura


– Eu vi. Estava no vestiário e comentei com o presidente. A única diferença é o saldo bancário – brincou. – Eles montam uma seleção. Vão buscar jogadores de 100 milhões, de 80 milhões, brincam de gastar dinheiro. Com uma seleção daquelas, o mínimo que o torcedor deles espera é um bom futebol. Eles têm um grande treinador. Mas cada um na sua: eles procuram jogar o melhor deles lá e nós procuramos jogar o nosso melhor aqui.

A relação nasceu após as exibições luxuosas dos times de Renato e de Pep Guardiola. Se, à tarde, o City atropelou o Chelsea, em Manchester, no começo da noite deste domingo o Grêmio passeou sobre o Avenida, na Arena. Entre as coincidências, o placar elástico e o desempenho eficaz dos ataques. Ambas as equipes têm mais gols marcados do que pontos conquistados em suas competições. Mas, para o treinador gremista, há algo mais a ser exaltado nas duas equipes.

Jogadores do Grêmio comemoram a conquista da Recopa — Foto: Eduardo Moura


– O futebol é bonito, lá ou aqui, porque são equipes que jogam para frente, que buscam o gol o tempo todo, independentemente do resultado e do local do jogo. Porque, buscando a vitória, você pode tomar o gol, mas, jogando no campo do adversário, você está muito mais próximo da vitória do que da derrota.

O Grêmio não apenas conquistou a Recopa Gaúcha. É o líder do Campeonato Gaúcho com 16 pontos, tem 21 gols marcados e apenas um sofrido. As cinco vitórias foram cinco goleadas. Além disso, o Tricolor tem o melhor ataque e a melhor defesa do país entre os clubes da Série A em 2019.

– Futebol é alegria. Eu falo para eles: joguem com alegria! Mas com responsabilidade. Vocês são pagos para isso, gostam do que fazem, tem milhões de torcedores que torcem por vocês. Alegria e responsabilidade. São essas palavras que falo para o meu grupo. Isso é fundamental em qualquer situação, em qualquer trabalho, em qualquer profissão: fazer com prazer e com confiança.

Desempenho tão empolgante que, ainda que sejam apenas seis partidas nesta temporada, faz o treinador sonhar alto.

– O Grêmio está bem. Mas imagina com todo aquele dinheiro, que equipe não poderíamos montar. Quem sabe um dia a gente não possa fazer uma final no Mundial?

Para que isso seja possível, a busca pelo tetra da Libertadores começa no dia 6 de março, no Gigante de Arroyito, contra o Rosário Central. Até lá, são duas rodadas do Gauchão em que o Grêmio pode focar apenas na competição internacional, já que está matematicamente classificado para a próxima fase do Estadual. Porém, como Renato é obcecado por conquistas, não deve poupar forças para seguir batendo recordes, oficiais ou simbólicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES