Há 30 anos, Telê Santana conduziu São Paulo ao 1º título da Libertadores

O treinador chegou ao São Paulo com fama de “pé frio” por não ter vencido as Copas do Mundo de 1982 e 1986 à frente da Seleção Brasileira.

TelêSantana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Telê Santana é até os dias de hoje uma das maiores figuras da história do São Paulo. Passados 16 anos de seu falecimento, seu nome ainda é entoado nas arquibancadas do Morumbi por torcedores gratos pelo fato de o técnico ter transformado a história do Tricolor, que nesta sexta-feira completa 30 anos do seu primeiro título da Copa Libertadores.

Mas, se engana quem pensa que a trajetória do Mestre Telê foi marcada apenas por glórias. O treinador chegou ao São Paulo com fama de “pé frio” por não ter vencido as Copas do Mundo de 1982 e 1986 à frente da Seleção Brasileira. Assumiu o Tricolor em agosto de 1990, e com poucos meses de trabalho levou o time ao vice-campeonato nacional.

Telê fez história à frente do São Paulo. (Foto: Acervo Gazeta Esportiva)

No ano seguinte, em 1991, Telê Santana conquistou o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista, dando indícios de que aquele time marcaria época. O treinador chegou a ter alguns atritos com o elenco do São Paulo por ser extremamente exigente, o que ele próprio admitiu aos seus jogadores antes do primeiro jogo da final da Libertadores de 1992, contra o Newell’s Old Boys, na Argentina, de acordo com o jornal A Gazeta Esportiva da época.

Telê assumiu o Tricolor em agosto de 1990. (Foto: Divulgação)

“Em Rosário, ainda no hotel, o treinador chamou os jogadores e reconheceu ser difícil o relacionamento com ele. Mas, ressaltou que aquele era o único jeito de fazer o time disputar títulos. ‘Você são jovens e tendem a sair do sério. Preciso exagerar na cobrança’”, disse antes da primeira partida da decisão da Libertadores”.

Por ser perfeccionista no dia a dia de trabalho, Telê Santana também não precisou de uma longa preleção antes do jogo de volta contra o Newell’s Old Boys, no Morumbi, até porque seus jogadores estavam tão ansiosos, que mal podiam ficar sentados.

“Eu tenho a imagem muito clara da sala de preleção com o Telê. O Telê nunca precisou motivar a gente, nunca precisou de uma preleção de 40 minutos. O Telê nunca teve que criar algo diferente, a não ser definir as funções, nossa estratégia e cobrar da gente um bom jogo, uma boa performance”, disse Pintado, volante daquele tim.

Treinador com troféus conquistados pelo São Paulo. (Foto: Reprodução Twitter)

“Nós estávamos tão ansiosos que não conseguíamos ficar sentados com o Telê falando. Estávamos em pé enquanto o Telê falava com a gente. A gente queria jogar. Queríamos tanto esse jogo, construir essa história, vencer, ser campeão, que não conseguimos ficar sentados. O Telê entendeu nossa motivação e disse: ‘Moçada, não tem muito para falar, não. É uma final de Libertadores, título mais importante da história desse clube, e a gente vai para vencer’. Dali a gente saiu e foi para o estádio”, lembrou Pintado.

Apesar dos atritos com alguns atletas e o estereótipo de “general”, Telê Santana não só ficou eternizado na história do clube, mas também na vida de muitos jogadores que foram aconselhados pelo treinador dentro e fora de campo.

“O Telê colocou limite pra gente, orientou muito bem. Dentre as pessoas importantes que estiveram em minha reviravolta profissional e pessoal, uma das mais importantes, se não a mais importante, foi o Telê”, concluiu Pintado.

Telê durante treino do São Paulo. (Foto: Acervo Gazeta Esportiva)

Após conquistar o Brasileirão de 1991, o Campeonato Paulista de 1991 e a Libertadores de 1992, Telê Santana ainda ergueria os troféus do Paulistão de 1992, Mundial de Clubes de 1992, Libertadores de 1993, Mundial de Clubes de 1993, Supercopa Sul-Americana de 1993 e Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, totalizando dez títulos como treinador do São Paulo.

Com informações Gazeta Esportiva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES