Há 30 dias sem jogar, Flamengo levanta taças e tem melhor desempenho

Rubro-Negro tem 85.4% de aproveitamento em jogos oficiais na temporada e três títulos. Performance com Jesus e time principal é ainda mais impressionante: 94.4%

| Flamengo ergue a taça da Recopa Sul-Americana — Foto: André Durão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quanto de saudade cabe em um mês? Para o torcedor do Flamengo, o tamanho é proporcional à esperança de viver em 2020 mais um ano mágico dentro dos campos. E motivos não faltam para contar os minutos para o reencontro com o time campeão brasileiro, da Libertadores e que completa nesta segunda-feira 30 dias da última vez que entrou em campo. O resultado? Vitória, como virou hábito e colocou o Rubro-Negro como o melhor da temporada seja qual for o ponto de vista. Com informações do Ge.

Flamengo comemora título da Supercopa do Brasil — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O 2 a 1 sobre a Portuguesa, dia 14 de março, em um Maracanã com portões fechados já por conta dos efeitos da pandemia do coronavírus foi o ato mais recente de um Flamengo que tem o ano dividido em dois: antes e depois de Jesus. Somando todos os jogos oficiais de 2020 ou apenas os que o treinador esteve no banco de reservas, a realidade não muda: nenhum time da Série A tem desempenho melhor no país.


Os gols de Flamengo 2 x 1 Portuguesa-RJ pela 3ª rodada da Taça Rio

No total, o Flamengo entrou em campo 16 vezes na temporada, com 13 vitórias, dois empates e somente uma derrota, para o Fluminense, na Taça Guanabara. Total de 85.4% dos pontos que representam o melhor aproveitamento do ano. O Atlético-GO, com 76,9% e a dupla Flu e Inter, com 71.1% vêm na sequência entre os times da primeira divisão.

Flamengo em 2020

  • 16 jogos
  • 13 vitórias
  • 2 empates
  • 1 derrota
  • 36 gols marcados
  • 12 sofridos
  • 85,4% de aproveitamento

Flamengo de Jorge Jesus em 2020

  • 12 jogos
  • 11 vitórias
  • 1 empates
  • 0 derrotas
  • 32 gols marcados
  • 9 sofridos
  • 94,4% de aproveitamento

No somatório rubro-negro, porém, estão os quatro jogos com o time sub-23, sob o comando de Maurício Souza, enquanto Jorge Jesus e o elenco principal ainda desfrutavam de férias. Se levados em conta somente os números com o português e força máxima, o Flamengo chega a impressionantes 94.4% de aproveitamento, invicto com 12 vitórias e somente um empate, contra o Independiente Del Valle, na altitude de Quito.

Neste período, o Flamengo levantou ainda três troféus: a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Taça Guanabara. Motivos de sobra para manter o torcedor com a mesma empolgação de 2019 e que nem mesmo a paralisação pelo Covid-19 foi capaz de minimizar.

Assim como no ano passado, Gabigol segue sendo o destaque absoluto do estelar elenco de Jorge Jesus. Com 11 gols em 10 jogos, o camisa 9 é o goleador e também quem mais ficou em campo na temporada: 900 minutos, mesma marca de Gustavo Henrique. Já Michael e Everton Ribeiro são os que acumulam maior número de partidas: 11.

De férias, o elenco do Flamengo tem retorno aos trabalhos previsto para o dia 21 de abril, no Ninho do Urubu. Mas tudo dependerá das autoridades competentes no combate ao coronavírus.

Flamengo ergue a taça da Recopa Sul-Americana — Foto: André Durão

Pelo calendário que estava em vigor, o próximo compromisso do Flamengo seria contra o Independiente del Valle, em Quito, pela Libertadores, dia 19 de março. Foi o primeiro dos compromissos adiados pela paralisação do futebol.

A volta aos gramados ainda é uma incógnita, mas o torcedor rubro-negro tem duas certezas: uma é de que 30 dias é tempo suficiente para sentir muita saudade e outra é que há dados de sobra para manter o otimismo com o time atual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES