Há futebol profissional em apenas 7,6% das cidades brasileiras

650 clubes que atualmente disputam competições profissionais no Brasil estão distribuídos por apenas 422 dos 5.570 municípios brasileiros.

Treino do Sport antes da pandemia | Divulgação Site Sport Recife
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quem diga que, pela quantidade de troféus e craques, o Brasil seja o país do futebol. No entanto, em nível profissional a frase é contrariada pelos fatos, já que os 650 clubes que atualmente disputam competições profissionais no Brasil (todas as divisões de estaduais e nacionais) estão distribuídos por apenas 422 dos 5.570 municípios brasileiros. O que significa que cerca de 100 milhões de pessoas (cerca de metade da população do país) vivem em cidades sem nenhum futebol, além daquele que é praticado de forma recreativa. Não bastasse a pouca penetração geográfica, na média, a atividade desses clubes ocupa apenas 35% do calendário útil do futebol, equivalente a cerca de três meses do ano.

Esse Raio X do futebol brasileiro permite apontar as tantas oportunidades perdidas de criação de uma verdadeira indústria do futebol brasileiro, que seja geradora de renda, emprego e impostos, com verdadeira abrangência territorial, e que fortaleça a revelação de mais e mais talentos. https://www.pluriconsultoria.com.br/raio-x-do-futebol-brasileiro-por-estado/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES