Hamilton deixa Nico para trás, vence GP de Abu Dhabi e é bicampeão da F-1

Ultrapassado por inglês na largada, alemão perde potência no motor e cruza em 14º. Massa chega a ameaçar vitória de Lewis e fica em segundo, melhor resultado no ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faz pouco mais de oito meses desde que Lewis Hamilton e Nico Rosberg deram início, na ensolarada tarde de Melbourne, na Austrália, para o que seria uma das mais acirradas disputas de título da história da Fórmula 1. Nesse meio tempo, muitas dobradinhas, pegas e brigas dentro e fora da pista, que abalaram a estrutura de uma amizade cultivada desde as corridas de kart, na adolescência. E neste domingo, no cair da noite de Abu Dhabi, enfim, a “guerra” chegou ao capítulo final. E quem comemorou foi Hamilton, que se sagrou bicampeão mundial, coroando a conquista com uma incontestável vitória, sua 11ª em 2014.

 

Em Yas Marina, no entanto, a batalha da dupla da Mercedes durou apenas alguns metros. Se a regra de pontuação dobrada dava esperanças a Rosberg, aumentado as expectativas para a decisão, Lewis tratou de acabar com a festa do companheiro de equipe logo na largada. Em segundo lugar no grid, partiu melhor e engoliu o alemão, assumindo a liderança. Hamilton ainda teve a vida facilitada, já que Nico enfrentou problemas de perda de potência de motor durante a prova e foi despencando no pelotão até cruzar em 14º.

Massa coloca pressão em Hamilton

E se engana quem achou que com Lewis na frente desde a primeira volta e Rosberg se arrastando na pista a corrida perderia em emoção. E o responsável para injetar uma dose de adrenalina na prova foi Felipe Massa. O brasileiro chegou a liderar em duas ocasiões antes de suas paradas nos boxes e nas voltas finais apostou em uma tática diferente para tentar a vitória. No fim, Massa ficou a apenas 2s5 de Hamilton, cruzando a linha de chegada e um honroso segundo lugar, sua melhor colocação desde o GP do Japão de 2012. Seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas terminou em terceiro, colocando dois pilotos do time no pódio pela primeira vez desde o GP de Mônaco de 2005.

Parabéns do Príncipe e beijinho da namorada Nicole


Pelo rádio, Hamilton recebeu os parabéns do Príncipe Harry, quarto na linha sucessória da coroa britânica. "Você é uma lenda", disse o monarca. E é fato. Com a conquista, o inglês entrou no hall dos bicampeões mundiais, se equiparando a gigantes como Alberto Ascari, Jim Clark, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mika Hakkinen e Fernando Alonso.

E para alegria da Família Real, Hamilton comemorou a conquista empunhando uma bandeira do Reino Unido. Em seguida, deu "zerinhos". Ao voltar aos boxes, subiu no carro e, ainda de capacete, ganhou um beijo da namorada, a cantora Nicole Scherzinger. Depois, recebeu os cumprimentos do pai Anthony, do irmão Nicolas e dos membros da Mercedes. A noite vai ser longa nos Emirados Árabes.

Dia de despedidas para Vettel e Alonso

Além do bicampeonato de Hamilton, a corrida marcou as despedidas de Sebastian Vettel da RBR e de Fernando Alonso da Ferrari. Os dois, por acaso, chegaram a duelar nas voltas finais. O alemão tetracampeão, mesmo largando dos boxes em razão da desclassificação dos carros da RBR terminou em oitavo, logo à frente do espanhol bicampeão.

A prova pode ter representando também outro adeus, só que da Fórmula 1, de Jenson Button. O campeão de 2009, que pode perder lugar para Alonso na McLaren, foi um dos destaques da corrida, fechando em quinto, logo atrás do australiano Daniel Ricciardo, da RBR.

A corrida


Hamilton passa Rosberg na largada

A largada era o momento crucial da disputa pela taça. E foi nela que Hamilton fez a diferença. Tracionou melhor que o pole Rosberg e tomou a ponta. Um revés inesperado para o alemão, que pretendia usar a pole para segurar o concorrente e deixar os rivais entrarem na briga. Massa também largou bem e subiu de quarto para terceiro. Bottas, por outro lado, partiu muito mal e despencou para oitavo. Com isso, Button aparecia em quarto, seguido de Raikkonen, Alonso e Kvyat.

Na dianteira, Lewis logo abriu uma folgada distância de 1s5 para Nico nas primeiras voltas. Um pouco mais atrás, Alonso passava Kimi para assumir o quinto lugar, levando Kvyat junto com ele. Partindo dos boxes em razão da desclassificação no treino por irregularidades na RBR, Ricciardo e Vettel tinham dificuldades para superar os carros mais lentos no estreito circuito de Yas Marina.

Após dez voltas, Hamilton liderava a prova com 2s7 de vantagem sobre Rosberg. Em terceiro, Massa acompanhava a dupla das Flechas de Prata de perto e aparecia como o mais veloz da pista no momento. A pressão do brasileiro fez a Mercedes chamar o inglês para os boxes para trocar os pneus. O alemão fez seu pit stop na volta seguinte e retornou praticamente com a mesma distância para o concorrente. Sem ter parado ainda, Massa assumiu a liderança provisória. Depois do pit stop, Felipe voltou em terceiro, a 5s de Rosberg.

Na 15ª volta, Kvyat, que fazia boa prova, teve uma pane em sua STR e ficou atravessado na pista. Os fiscais agiram rápido e empurram o carro para uma área de escape, evitando a entrada de um safety car. Sem conseguir alcançar Hamilton, Rosberg foi orientado pelos engenheiros a procurar manter a distância para o companheiro e retardar a segunda parada nos boxes para tentar dar o “pulo do gato” através da estratégia.

Rosberg começa a enfrentar problemas

Porém, o alemão acabou se complicando ainda mais ao travar as rodas na volta 24 e deixar Lewis abrir 4s. Para piorar, pouco depois, Nico começou a perder potência no motor, mais precisamente em razão de um problema no sistema de recuperação de energia (ERS). Com isso, Massa começou a se aproximar. E na 27ª volta, o brasileiro engoliu o alemão na reta principal para assumir a segunda colocação.Nesse meio tempo, a Lotus de Maldonado ardia em chamas, sendo o venezuelano mais um a abandonar a prova.

E Massa começou a reduzir significativamente também a diferença para Hamilton. O brasileiro tirava de um a dois segundos por volta. Mas o britânico estava tranquilo, apenas administrando a potência do motor. Hamilton fez seu segundo pit stop na 32ª volta e retornou logo atrás de Rosberg, que só havia parado uma vez. E logo deixou o companheiro, que seguia sofrendo com problemas, para trás. Pouco depois, Nico ainda perderia o terceiro lugar para Bottas. Nesse momento, com um pit stop a menos, Massa voltava a aparecer na liderança.

E, definitivamente, nada dava certo para Rosberg. Em seu segundo pit stop, os mecânicos demoraram a fixar uma de suas rodas, e o fizeram perder ainda mais tempo nos boxes. Além disso, Nico ficava cada vez mais lento e via o título ficar cada vez mais longe. Sua última esperança era se segurar em quinto e torcer para que o Hamilton abandonasse. Mas na 40ª volta ele já se encontrava em sétimo, resultado que não lhe dava a taça nem com uma quebra do rival.

Massa ameaça vitória de Hamilton

Achando que Massa poderia surpreender e não parar mais até o fim, o inglês pediu autorização à equipe para acelerar novamente para buscar a vitória. O brasileiro, porém, foi para os boxes pouco depois, a 11 voltas do fim. Felipe colocou pneus supermacios e retornou 10s atrás de Hamilton. Com um ritmo forte, o piloto da Williams começou a tirar 1s por volta, ameaçando estragar a combinação perfeita de título com vitória para o britânico.

Enquanto isso, virando dez segundos mais lento que todos os demais pilotos, Nico já aparecia em 13º nas voltas finais. A Mercedes chegou a falar para o alemão recolher para os boxes, mas Rosberg pediu para pelo menos completar a corrida.

Lá na frente, Massa se aproximava cada vez mais do líder Hamilton. No fim, o britânico conseguiu administrar a vantagem e garantiu a vitória e o título. O brasileiro cruzou a linha de chegada a apenas 2s5 do vencedor. Bottas, Ricciardo, Button, Hulkenberg, Pérez, Vettel, Alonso e Raikkonen completaram os dez primeiros. Rosberg terminou apenas em 14º.



 

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES