Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet

“Eu estive cercado dessas atitudes e fui alvo por toda minha vida. Já houve muito tempo para aprender”, declarou o heptacampeão no Twitter após ex-piloto brasileiro se referir a ele usando termo racista

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piloto Lewis Hamilton se pronunciou pela primeira vez desde que veio à tona uma declaração do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet, que usou um termo racista para se referir ao heptacampeão da Fórmula 1.

O britânico fez uma série de publicações no Twitter em referência ao assunto. Na primeira delas, ele compartilha um tweet que escrevia: “E se Lewis Hamilton apenas publica-se ‘Quem diabos é Nelson Piquet?’ e fechasse o Twitter.” Hamilton respondeu: “Imagina”.

Hamilton respondeu fala racista do ex-piloto brasileiro (Foto: reprodução)

Então, Hamilton, que é cidadão honorário brasileiro, publicou em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade.” Na terceira e última publicação sobre o tema, o piloto disse que “é mais do que linguagem”.

“Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e fui alvo por minha vida toda. Já houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu Hamilton.

A Fórmula 1 afirmou que “Lewis é um incrível embaixador por nosso esporte e merece respeito”. “Condenamos nos termos mais fortes o uso de linguagem racista ou discriminatório de qualquer tipo”, afirmou a Mercedes, em comunicado divulgado pelo Twitter. A Fórmula 1 também declara que “linguagem discriminatória ou racista é inaceitável em todas as formas e não tem um papel na sociedade”.

Leia Mais

A categoria conclui seu posicionamento dizendo que os esforços “incansáveis” de Hamilton “para aumentar a diversidade e inclusão são uma lição para muitos e algo que estamos comprometidos na F1”. Já a escuderia do piloto inglês destacou que “Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo, e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora da pista”.

“Juntos, compartilhamos uma visão para um automobilismo diverso e inclusivo, e este incidente sublinha a importância fundamental de continuar a lutar por um futuro mais brilhante”, conclui o posicionamento da Mercedes.

Além disso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que regulamenta a Fórmula 1, reiterou as palavras do comunicado emitido pela categoria, e expressou solidariedade a Hamilton. “Apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no automobilismo”, afirmou a FIA.

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet usou o termo racista “neguinho” para se referir ao heptacampeão Lewis Hamilton em uma entrevista.

“O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet ao canal Motorsports Talk, em novembro.

Piquet é sogro de Verstappen, que namora a brasileira, nascida na Alemanha, Kelly Piquet. O acidente apontado por Piquet ocorreu enquanto Hamilton e Verstappen disputavam o primeiro lugar na corrida.

Após ter a roda traseira direita tocada pelo inglês, Verstappen perdeu a direção e se chocou contra o muro de pneus em Silverstone. Hamilton manteve a liderança até o final de etapa e garantiu a vitória.

Na atual temporada, Max Verstappen lidera o campeonato com 175 pontos, enquanto Hamilton ocupa a sexta posição, com 77 pontos. Os pilotos retornam às pistas no próximo domingo (3), no Grande Prêmio de Silverstone.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES