Hamilton supera marca de Senna na pole-position do Azerbaijão

Hamilton faturou a pole literalmente no último minuto.

Lewis Hamilton nem de longe mostrou grande performance nos treinos livres do fim de semana em Baku. Mas o tricampeão do mundo, em grande fase depois da vitória acachapante no último GP do Canadá, mostrou serviço na hora certa.

Com direito a quebra de recorde da pista azeri, o britânico não deu chances a ninguém e garantiu a pole-position da oitava etapa da temporada 2017 da F1 na tarde deste sábado (24). De quebra, ainda superou a marca histórica de Ayrton Senna ao estabelecer a pole 66 da carreira. Agora, Lewis está a apenas duas de igualar o recordista histórico da F1, Michael Schumacher.

Hamilton faturou a pole literalmente no último minuto depois de superar Valtteri Bottas, que vai largar em segundo. A segunda fila vai ser formada pelas Ferrari de Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, o líder do campeonato. Max Verstappen fecha o top-5 e vai partir ao lado de Sergio Pérez. Felipe Massa vai largar em nono lugar. Fernando Alonso, eliminado pela primeira vez no ano ainda no Q1, fecha o grid de largada da prova azeri.

A sessão classificatória em Baku começou com uma baixa e uma certeza: a ausência foi de Jolyon Palmer por conta de problemas no carro da Renault durante o terceiro treino. A certeza é que Fernando Alonso vai largar em último em razão da punição de 40 lugares no grid. Stoffel Vandoorne perdeu 35 postos, enquanto Carlos Sainz perde três colocações por ter causado o acidente que envolveu Felipe Massa no Canadá. Por precaução, a Ferrari efetuou a troca de motor do carro de Vettel, mas isso não acarretou em punição ao tetracampeão.

No Q1, todos os pilotos deixaram os boxes com os supermacios. Logo no início, Verstappen colocou a Red Bull na ponta, e com direito a 1-2. 1min43s750 para o holandês, que era seguido por Ricciardo. Mas por pouco tempo, porque Pérez, e depois Räikkönen, tomavam a liderança da sessão. Em seguida, porém, Hamilton afastou a sugestão de que não teria grandes chances neste sábado depois da performance abaixo da média nos treinos livres: o tricampeão cravou o novo recorde da pista com 1min42s384.

Fonte: Com informações do MSN