Hamilton vence, e Button chega na frente de Barrichello em Cingapura

Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP

Button chega na frente de Barrichello | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um desempenho excepcional desde a largada, Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay. O inglês liderou quase toda a corrida e deixou Timo Glock, da Toyota, na segunda posição, mais de nove segundos atrás. Fernando Alonso, da Renault, completou o pódio, em uma corrida para tentar esquecer os escândalos em que a equipe francesa se meteu nas últimas semanas.

Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP. O líder do campeonato superou Rubens Barrichello na tática de pit stops e aumentou a vantagem sobre o brasileiro, que chegou em sexto, para 15 pontos com apenas três provas para o fim da temporada - Japão, Brasil e Emirados Árabes. Ele precisa tirar cinco pontos do companheiro de equipe por corrida.

Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na sétima posição. O finlandês não conseguiu se utilizar do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de forma eficiente durante a corrida e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, que venceu a prova. Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação em Cingapura, com o oitavo lugar.

A próxima corrida da temporada, a antepenúltima de 2009, será o GP do Japão, que será disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 4 de outubro. A pista retorna à Fórmula 1 após duas temporadas com corridas em Fuji. Barrichello está 15 pontos atrás de Button e precisará urgentemente de um bom resultado. Além deles, apenas Sebastian Vettel ainda tem chances de título, ainda que muito remotas.

Barrichello e Button

Antes mesmo da largada, Rubens Barrichello ganhou uma posição em relação ao treino classificatório de sábado. O brasileiro tinha marcado o quinto tempo, mas perdeu cinco posições por causa da troca do câmbio e sairia em décimo. No entanto, Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que era o sétimo, teve de trocar o câmbio e usar o nono motor da temporada. O alemão largou dos boxes e todos os que estavam atrás subiram no grid. Com isso, Jenson Button passou a ser o 11º colocado.

Na largada, Barrichello saiu muito bem e conseguiu ganhar duas posições, subindo para sétimo. Button também saiu bem e assumiu o décimo lugar. Na frente, Lewis Hamilton manteve a ponta com folga, seguido pelo alemão Nico Rosberg. Sebastian Vettel caiu para terceiro. Mark Webber, seu companheiro na RBR, ganhou duas posições ao ultrapassar Fernando Alonso e Timo Glock.

Lewis Hamilton mantinha a ponta com folga nas primeiras voltas, mesmo com um problema em seu Kers. Na quinta volta, o engenheiro do inglês mandou que o piloto reiniciasse o sistema apertando uma série de botões no volante de seu carro.

Mark Webber, que tinha ganho duas posições na primeira volta, cedeu ambas na sétima volta, para Glock e Alonso, por ordens da RBR, sua equipe. Ao mesmo tempo, o primeiro abandono: Romain Grosjean, da Renault, recolheu seu carro aos boxes, com problemas de freio. Na 12ª volta, o Kers de Hamilton volta a funcionar, quando o inglês avisou seu engenheiro pelo rádio de seu carro.

As posições na frente permaneciam inalteradas até a primeira rodada de pit stops. Sebastian Vettel foi o primeiro a parar, na 17ª volta, seguido por Nico Rosberg. O alemão da Williams fez uma boa parada, mas cruzou a linha branca na saída dos boxes e recebeu uma punição. Ele teria de fazer um drive through, uma passagem pelos pit lane.

Na 20ª volta foi a vez do primeiro pit stop de Rubens Barrichello, que conseguiu voltar na décima posição. Uma passagem depois, o safety car teve de ser acionado, após o acidente entre Adrian Sutil e Nick Heidfeld. O alemão da Force India rodou ao tentar passar Jaime Alguersuari, da STR, mas acelerou para tentar se manter na pista e acertou o compatriota da BMW Sauber.

Com a entrada do safety car, os outros pilotos completaram a primeira rodada de pit stops. O maior ganhador foi Jenson Button, que subiu da décima para a oitava posição. Barrichello tinha agora apenas Heikki Kovalainen entre ele e o rival inglês. Nos boxes, Alguersuari protagonizava um incidente semelhante ao de Felipe Massa em 2008. O espanhol saiu com a mangueira presa no carro, derrubou alguns mecânicos e perdeu muito tempo.

Na 26ª volta, o safety car saiu da pista e Hamilton manteve a ponta na relargada. Nico Rosberg ainda precisaria cumprir a punição e optou por tentar ficar na pista para ganhar algum tempo. Duas passagens depois, o alemão da Williams fez o drive through e voltou muito atrás, apenas na 14ª posição.

Sebastian Vettel se aproximou muito de Lewis Hamilton e reduziu a vantagem do inglês para meio segundo. O piloto da RBR, nesta briga, perdeu o espelho retrovisor direito, que voou do carro por causa das fortes ondulações da pista. Na 40ª volta, o alemão da RBR fez seu segundo pit stop, mas excedeu a velocidade limite nos boxes e foi punido com um drive through. Após cumprir, o piloto voltou ainda na zona de pontuação.

Mark Webber, com problemas nos freios, perdeu o carro e acertou a barreira de pneus na primeira curva. Contudo, o safety car não teve de entrar na pista. Hamilton fez sua segunda parada na 47ª volta e voltou com muita folga na frente.

Barrichello parou no mesmo momento e voltou na oitava posição. Jenson Button, seu rival na briga pelo título, tinha mais combustível por causa da tática inicial da corrida e pôde ficar mais tempo na pista. O inglês fez algumas voltas muito rápidas e, no momento de seu segundo pit stop, conseguiu voltar à frente do brasileiro.

Assim como seu companheiro, Vettel também tinha problemas nos freios e começou a ser pressionado por Jenson Button. O inglês reduziu a vantagem, mas acabou sofrendo do mesmo mal do alemão da RBR e a equipe pediu para que ele diminuísse o ritmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES