Indonésia: Brasileiros citam 'clima de guerra' em tragédia que matou 174

Tragédia na Indonésia é uma das maiores da história do futebol

Tragédia na Indonésia é uma das maiores da história do futebol | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jogadores brasileiros relataram o clima de tensão no clássico entre Arema e Persebaya Surabaya, pela primeira divisão da Indonésia, o qual terminou numa tragédia com 174 mortes confirmadas.

Tragédia na Indonésia deixou 174 mortos Foto: AFP 

Atletas do time visitante, Higor Vidal, Léo Lelis e Sílvio Júnior relataram que tiveram de sair rapidamente de campo diante da invasão dos torcedores e ainda tiveram dificuldades para deixar o estádio, mesmo dentro de veículos blindados.

- No vestiário, comemoramos a vitória, mas a polícia veio e disse: “Não, não... corre, senão a gente não sai”. Aí já começamos a trocar de roupa todo mundo rápido, sem tomar banho mesmo e a polícia nos apressando. Aquela correria, loucura... aí conseguimos sair correndo, entrar no blindado e ficar esperando - contou Sílvio Júnior. 

- Ficamos umas duas horas ali ainda vendo aquela cena. Era surreal. Eu passei pelo Azerbaijão na época da guerra com a Armênia e eu não vi as coisas que eu vi ali. Nós olhávamos pelo vidro da frente do blindado. Parecia cenário de guerra mesmo. Eles arremessando as coisas. Arremessaram alguma coisa que trincou o vidro do blindado. Coisa de doido. Maluquice. Eles jogando pedra... acabaram com o carro da polícia. Tinha um carro da polícia do lado da gente. Eles quebraram tudo. 

Arema e Persebaya Surabaya fazem o clássico de Java Oriental desde 1992. Essa foi a primeira vitória dos visitantes em mais de duas décadas.

- Tinham me falado do clássico... Eu sou de Curitiba. Eu pensei que seria como um Atletiba, mais ou menos. Mas é muito maior. As pessoas vão lá para dar a vida pelo time mesmo. Então é uma tensão do começo ao fim do jogo - apontou Higor Vidal.

- A gente comentou entre os brasileiros que, se a gente estivesse de ônibus lá, a gente morria. Com certeza. Teríamos sido queimados vivos dentro do ônibus. Que loucura! Nem dá para imaginar um negócio desse no Brasil. 

Além do trio de brasileiros do Persebaya Surabaya, o confronto ainda contou com a participação do goleiro Maringá pelo lado do Arema.

Com o lamentável episódio, a liga nacional suspendeu as partidas da competição por uma semana. De acordo com comunicado, houve danos significativos ao redor do estádio. A Associação de Futebol da Indonésia iniciará investigação.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES