Investigação aponta queda do avião de Sala por erro do piloto

Atacante argentino faleceu em janeiro de 2019 quando viajava de Nantes para Cardiff

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acidente de avião que matou o atacante argentino Emiliano Sala, em janeiro do ano passado, foi ocasionado por uma falha do piloto, mostrou uma investigação oficial. David Ibbotson perdeu o controle e a aeronave quebrou enquanto voava rápido demais.

Sala, com então 28 anos, estava partindo de Nantes, no oeste da França, para estrear se apresentar ao Cardiff City quando o pequeno avião em que ele viajava desapareceu no Canal da Mancha.

Emiliano Sala Nantes — Foto: AFP

"O piloto perdeu o controle da aeronave durante uma curva realizada manualmente", diz o comunicado do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos citado pelo agência de notícias “Reuters”.

"A aeronave sofreu subsequentemente um rompimento em voo enquanto manobrava uma velocidade no ar significativamente superior à sua velocidade de manobra. O piloto provavelmente foi afetado pelo envenenamento por monóxido de carbono", acrescentou.

avião de emiliano sala é encontrado no fundo do mar — Foto: Divulgação / AAIB

Disputas judiciais

Era uma noite fria de uma segunda-feira de inverno quando o avião Piper PA-46 Malibu deixou o Aeroporto Atlântico de Nantes, na França. A viagem rumo a Cardiff, no País de Gales, nunca chegou ao fim. Foram 17 dias de angústia e buscas pelo Canal da Mancha até a confirmação do pior. Emiliano Sala, atacante que vivia a melhor fase da carreira e se transferia do Campeonato Francês para o Inglês havia morrido aos 28 anos de idade. O corpo do piloto David Ibbotson nunca foi encontrado.

Pouco mais de um ano depois da tragédia, a morte do jogador ainda rende comoção e uma disputa judicial. O Nantes tenta receber pela transação, que o Cardiff questiona na Justiça. Enquanto o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) delibera sobre o último recurso do caso.

Sala estava no clube desde 2015 e era um dos destaques da arrancada do Nantes no Campeonato Francês de 2018/2019. Tinha 13 gols marcados e estava atrás apenas de Mbappé e Nicolas Pepe na artilharia do torneio quando foi negociado.

As 15 milhões de libras (mais de R$ 74 milhões) eram o maior investimento da história do Cardiff, clube galês que compete no futebol inglês e lutava contra o rebaixamento na Premier League naquele momentoA primeira das três parcelas pelo reforço deveria ter sido paga em fevereiro de 2019. O Cardiff, no entanto, não cumpriu o acordado. Primeiro alegou que estava aguardando a conclusão das investigações e das responsabilidades. Depois afirmou que a transição não havia sido completada.

Todos os argumentos foram rechaçados pela Fifa, que apesar de entender as particularidades únicas do caso, determinou o pagamento dos primeiros 5.3 milhões de libras em setembro do ano passado. O Cardiff recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte, que só deve anunciar o veredito em junho de 2020. As parcelas restantes vencem em janeiro de 2020 e janeiro de 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES