Invicto, Brasil humilha Itália e chega à 2ª fase com tranquilidade

O resultado deixa o Brasil com 100% de aproveitamento na primeira fase, saindo com a liderança do Grupo B

Seleção de vôlei | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alegria chegou novamente aos rostos das jogadoras da Seleção Brasileira. Depois de um desempenho morno contra Porto Rico e um "puxão de orelha" do técnico José Roberto Guimarães, o selecionado nacional voltou a mostrar o vôlei que dele se espera neste Mundial Feminino e massacrou a Itália, por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/19 e 25/7.

Os discursos adotados pelos dois lados antes da partida foram exatamente o que se foi mostrado em quadra. Enquanto o Brasil dizia que iria para uma guerra contra a rival, para matar ou morrer, as italianas mantinham a postura de que era um jogo como outro qualquer.

Pois bem, a equipe verde e amarela entrou literalmente "ligada na tomada", enquanto as europeias estavam sonolentas. Com mais um desempenho impressionante da ponteira Natália, somados a um bom trabalho de Thaisa e Fabiana no bloqueio, as brasileiras não se viram ameaçadas em nenhum momento na partida.

O resultado deixa o Brasil com 100% de aproveitamento na primeira fase, saindo com a liderança do Grupo B e chegando a segunda fase da competição no Japão com vida bem tranquila. Como no regulamento do torneio, a Seleção leva os resultados conquistados nesta primeira etapa para a seguinte, o time de Zé Roberto pode perder um jogo da próxima fase, desde que não seja o contra Alemanha, para avançar à semifinal. Além das alemãs, o time encara Tailândia, Cuba e Estados Unidos. O primeiro confronto será contra a Tailândia, no próximo sábado.

O jogo

Em um bloqueio de Sheilla, um ataque de Natália explorando o bloqueio italiano e outro bloqueio de Thaisa, o Brasil começou a partida sem tomar conhecimento das italianas, abrindo 3 a 0. Assim como no duelo contra Porto Rico, a levantadora Fabíola viu que a brecha para o jogo da Seleção deslanchar era mesmo jogar as bolas em Natália. Juntando-se o bom momento da ponteira a um excelente desempenho do bloqueio, a equipe verde e amarela fez 6 a 1, fazendo o técnico Massimo Barbolini parar a partida para tentar consertar os erros.

Depois da primeira parada técnica, as italianas diminuíram um pouco o prejuízo em uma largadinha de Piccinini, mas a Seleção seguia com o domínio do jogo, não deixando as europeias encostarem com boas variações de bola no meio com Fabiana e Thaisa e explorando Jaqueline e Natália nas pontas. Na segunda parada técnica, as comandadas de Zé Roberto chegaram com uma vantagem tranquila de 16 a 13.

Depois do intervalo, o time cresceu ainda mais. Sabendo anular o ataque italiano e com ataques potentes na diagonal, a Seleção abriu 20 a 14, o que irritou Barbolini, que novamente se viu obrigado a pedir tempo. Foi a vez então de Sheilla e Natália mostrarem sua habilidade em duas largadinhas que fizeram as italianas baterem a cabeça. Em um erro de ataque de Del Core, a equipe verde e amarela fechou o primeiro set em 25 a 16.

A Seleção começou a segunda parcial novamente ligada na partida. Com um bloqueio de Natália, o time já abriu 2 a 0 no placar. Com a ponteira, o Brasil ia passeando em quadra. Depois das italianas encostarem em um saque de Arrighetti, a camisa 12 voltou a ser acionada por Fabíola e a equipe manteve vantagem confortável (5 a 2). Com um saque de Fabiana, sem defesa para as rivais, o Brasil chegou a primeira parada técnica com 8 a 5.

Depois de uma conversa com o treinador, as italianas conseguiram uma pequena reação, mas em uma cravada de Thaisa, o Brasil mostrou quem mandava no jogo. As europeias sentiram o baque e começaram a ver o bloqueio brasileiro crescer, abrindo 14 a 8 no placar. Em um ataque de Sheilla, o time verde e amarelo foi para a segunda parada técnica com o placar marcando 16 a 9.

Após o intervalo, as italianas chegaram a crescer na partida, mas sem ameaçar tanto o grupo verde e amarelo. Mas este era o jogo mesmo de Natália. Quebrando totalmente qualquer chance de bloqueio ou defesa da Azurra, a camisa 12 foi a responsável por fechar o segundo set em 25 a 19.

No terceiro set, o que se viu em quadra foi um time italiano completamente abatido e um Brasil voando em quadra. Natália liderou o time verde e amarelo nos primeiros pontos e depois Sheilla brilhou, fazendo a Seleção abrir 10 a 3 no marcador.

Barbolini não sabia mais o que fazer para virar o jogo. Do lado de Zé Roberto, tudo dando certo, até a levantadora Fabíola marcava pontos de bloqueio. O placar na segunda parada técnica não condizia nem de perto com um confronto entre duas equipes do nível de Brasil e Itália: 16 a 5.

O Brasil não se acomodou com a vantagem e seguiu atropelando as rivais, que amargaram uma derrota por 25 a 7 após um ataque em que Jaqueline explorou o bloqueio. Natália terminou a partida como a maior pontuadora, com 25 tentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES