Irregularidade defensiva é um desafio para Sampaoli

Análise de 55.334 finalizações feitas em Brasileirões desde 2014 é base para entender que principal causa de demissões de treinadores no Galo é a baixa eficiência defensiva

| Bruno Cantini/Atlético-MG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desempenho do Atlético-MG nas últimas edições do Brasileirão evidencia por que o clube está precisando fazer uma verdadeira revolução administrativa na busca de um objetivo que não alcança dsde 1971: a conquista do título do Campeonato Brasileiro. A irregularidade é um padrão nos dados coletados pelo Espião Estatístico de 2014 até 2019, com o time falhando principalmente ao se defender quando atua como visitante. Informações do site GloboEsportes.com

Nas últimas seis temporadas, o Atlético-MG apostou em técnicos brasileiros de prestígio como Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira e Roger Machado, mas não conseguiu sustentar campanhas em que conquistasse ao menos 70% dos pontos disputados, desempenho mínimo da imensa maioria dos campeões dos últimos anos.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, o Espião Estatístico levantou a evolução do Atlético-MG no aproveitamento de pontos nos Brasileirões desde 2014 aplicando modelos estatísticos avançados e considerando sempre o desempenho médio do time nas últimas seis partidas disputadas. A ideia, representada no gráfico abaixo, que evolui por ano e número da rodada, é recordar se ao longo da competição o time vivia fase positiva ou negativa considerando não apenas o resultado da rodada em questão, mas sim um conjunto dos últimos seis jogos disputados. Na rodada #7, por exemplo, consideramos o aproveitamento de pontos nos jogos válidos pelas rodadas #2 à #7 e assim sucessivamente. O Atlético-MG pouco conseguiu manter sequências positivas longas, muito pelo contrário. Em momentos importantes, acabou sofrendo mais gols do que se esperava que levasse e marcou menos.

O técnico português Jorge Jesus afirmou há poucos dias que não aceitou dirigir o Atlético-MG em 2019 porque desejava treinar uma equipe que “jogasse por título”. Ele viu o Atlético-MG vencer o Flamengo por 2 a 1 em casa, mas não se convenceu. Para mudar de patamar em 2020, o Atlético-MG foi buscar o treinador argentino Jorge Sampaoli, que deixou o Santos exatamente por não acreditar que o clube, com severas limitações financeiras, conseguiria superar o Flamengo neste ano. Para montar o elenco, o clube mineiro contratou para diretor de futebol Alexandre Mattos, ex-Palmeiras. O objetivo é investir pesado para deixar a equipe mais consistente.

torcedor que viveu na pele essas campanhas conhece a história ao longo dos anos. Mas neste momento em que o clube faz uma reestruturação no departamento de futebol, é interessante olhar para trás e ter uma visão geral de por que tantos jogadores e membros da comissão técnica saíram, e novos profissionais, sendo contratados. O que deu errado?

O quadro abaixo mostra como foi a eficiência do time em fazer e evitar finalizações ao longo dos últimos Brasileirões. Cada conclusão feita no jogo tem um potencial estatístico esperado para entrar no gol. É mais fácil fazer um gol de pênalti do que em uma cobrança de falta direta da intermediária, por exemplo. Isso vale para o seu time e para o adversário. A metodologia usada está no final do texto.

O Atlético-MG foi pouco eficiente em seus objetivos, principalmente defensivos, nos últimos Brasileirões. No gráfico abaixo, a cor verde representa o trabalho ofensivo; a cinza, o defensivo. Consideradas as chances criadas, quando o time faz mais gols do que o estatisticamente esperado*, a barra verde fica acima da linha vermelha; quando faz menos gols, cai abaixo dela. Por outro lado, quando o time permite menos gols ao adversário do que o esperado, a barra cinza fica acima da linha vermelha, já que a defesa suportou mais do que se esperava; se o adversário faz mais gols com aquelas conclusões específicas, a barra cinza cai abaixo da linha vermelha, e, normalmente, o técnico cai junto, acaba demitido, como se vê abaixo, sempre considerando o que ocorreu nos últimos seis jogos até a rodada em questão. Vale lembrar que técnicos podem ser demitidos também por eliminações em outras competições, mas há um padrão claro abaixo: o Atlético-MG tem deixado a desejar na forma como se defende.

Levir Culpi

A melhor colocação do Atlético-MG nessas últimas seis edições do Brasileirão foi o vice-campeonato em 2015. A equipe assumiu a liderança na rodada #11 e a perdeu na rodada #17, no finalzinho do primeiro turno. É quando o verde e o cinza do gráfico acima despencam ao mesmo tempo sob o comando do técnico Levir Culpi.

Em seguida, a equipe manteve a vice-liderança, e Levir Culpi, o emprego. Mas, depois, quando se aproximava a rodada #30, a eficiência defensiva despencou até ficar sem chances de lutar pelo título após a derrota em casa por 3 a 0 para o Corinthians, na rodada #33. Levir acabou demitido depois da rodada #36, empate em 2 a 2 com o Goiás, também em casa.

Com outros treinadores ocorreu o mesmo: ao cair a eficiência em marcar e evitar gols, uma crise tirou o treinador. Os dois próximos gráficos mostram a eficiência do Atlético-MG quando mandante e quando visitante. É evidente como em mais momentos é negativa (abaixo a linha horizontal vermelha) a eficiência defensiva do Atlético-MG e como a linha preta (a eficiência geral) a acompanha mesmo quando o ataque melhora sua eficiência. Ano passado, sob o comando de Jorge Sampaoli, o Santos teve um desempenho defensivo muito bom, mas falhou em momentos-chave da competição.

Marcelo Oliveira

Com Marcelo Oliveira, em 2016, a postura da diretoria foi diferente, mas só no começo. O treinador assumiu na segunda rodada do Brasileirão 2016, quando o time já tinha uma vitória, mas a partir daí, o desempenho foi decepcionante, e a equipe despencou até chegar à rodada #8 na 18ª colocação, zona de rebaixamento, sem vencer com ele, empatar quatro e perder três jogos. Curiosamente, o início do trabalho de Marcelo Oliveira foi marcado por queda de eficiência defensiva quando jogava em casa, assim como ocorreu no início do Brasileirão de 2015 com Levir Culpi. A defesa ficou exposta.

A partir daí, a equipe começou a se recuperar, o posicionamento melhorou, o rendimento foi subindo gradativamente, o time chegou à vice-liderança e se estabilizou na terceira colocação. Enquanto foi possível sonhar, tudo ficou bem. Cinco pontos separavam o Atlético-MG do líder Palmeiras na rodada #28. Olhando o gráfico acima fica difícil de entender por que Marcelo Oliveira foi demitido.


Roger Machado

Em 2017, o Atlético-MG começou o Brasileirão com Roger Machado, que comandava a equipe desde janeiro e conseguiu um empate fora de casa contra o Flamengo. O ataque começou mais eficiente do que a defesa, mas logo a equipe perdeu poder ofensivo, e na rodada #7, o time estava na zona do rebaixamento, na 17ª colocação. Melhorou um pouco, chegou a oitavo, mas perdeu força novamente, foi derrotado em casa pelo Santos, e foi demitido após a 15ª rodada, depois de perder para o Bahia como visitante. Roger conseguiu o que a maioria dos treinadores não conseguiu no Atlético-MG: deu consistência defensiva à equipe quando atuava fora de casa, mas não o suficiente. Quatro derrotas em oito jogos como mandante incomodaram a direção. Perder para o Bahia em casa foi a gota d´água. Mudar o comportamento de um time é custoso para um treinador, já que o torcedor gosta de times mais ofensivos, ainda que expostos. O trabalho de Roger Machado foi contestado desde o início, mesmo com a conquista do título mineiro daquele ano sobre o Cruzeiro. Para piorar, no início do Brasileirão, mais uma vez a equipe frequentou a zona do rebaixamento. Em sua passagem, desde o início do ano o time levou em média menos de um gol por jogo, mas no Brasileirão foram 17 gols sofridos em 15 jogos.


Rogério Micale

Depois de Roger Machado, Rogério Micale fez o possível para manter equipe competitiva. A treinou da rodada #17 até a #25. Venceu o Coritiba fora, perdeu em casa para o Corinthians. Nem a vitória sobre o Flamengo em casa o salvou, porque o time era muito irregular, alternando vitórias e derrotas. Cinquenta por cento de aproveitamento geral já é pouca coisa, mas ainda houve empates. Demitido.


Oswaldo de Oliveira

Conseguiu retomar a eficiência do Atlético-MG, como fica evidente no gráfico, mas por incrível que pareça, foi surpreendido em casa. A eficiência como mandante deixou a desejar. Assumiu o time na rodada #26 com vitória fora de casa contra o Athletico-PR, derrotou o São Paulo em casa, segurou um empate com o Sport no Recife, mas antes de ganhar do Cruzeiro como visitante, perdeu em casa para a Chapecoense. Depois ainda ficou no empate quando recebeu o Botafogo...


Thiago Larghi

Quando o Brasileirão de 2018 começou, o técnico era Thiago Larghi, que permaneceu à frente da equipe até a rodada #29, se segurando com vitórias em casa, como a obtida na rodada #6, sobre o Cruzeiro, e sofrimento quando visitante. Em casa venceu 10 de 15 jogos; fora, ganhou 3 de 14. Funcionou até que empatou em casa com o América-MG e acabou demitido. Os gráficos mostram como era baixa a eficiência defensiva, o que se seguiu com seu sucessor, Levir Culpi.


Rodrigo Santana

Foi quem iniciou o Brasileirão de 2019 e ficou no comando até a 25ª rodada. O primeiro gráfico, lá no alto da matéria, mostra como foi assustador o final do primeiro turno e início do segundo, quando a equipe chegou a acumular 0% de aproveitamento em seis jogos seguidos. O gráfico de eficiência reflete a ineficiência primeiro no ataque, e depois na defesa. Acabou demitido após uma derrota em casa por 1 x 4 para o Grêmio.

Um grande desafio para Jorge Sampaoli será organizar o sistema defensivo do Atlético-MG de modo consistente tanto nos jogos em casa quanto fora sem que o ataque perca eficiência. Apesar de alguns tropeços muito significativos, no Santos ele conseguiu fazer isso. Seus treinos intensos são fundamentais para manter a equipe mobilizada jogo após jogo, independente do mando. O argentino vai precisar de jogadores muito tenazes para conseguir o objetivo do clube. Por ora, a bola está com Alexandre Mattos. Será interessante ver seu comportamento após o Flamengo ter aplicado uma lógica na montagem do elenco que desbancou o Palmeiras do "melhor elenco do Brasil".


*Metodologia

Os gráficos de eficiência ofensiva e defensiva levam em consideração cada uma das 55.334 finalizações feitas no Brasileirão desde 2014 e cadastradas pelo Espião Estatístico. Vários fatores são considerados, como distância e ângulo de cada finalização feita e sofrida, momento emocional dos jogadores pela diferença de gols no placar e também pela minutagem do jogo, se atuava como mandante ou visitante e até mesmo as características de cada jogada (se contra-ataque, se jogada aérea, se rasteira), tudo isso foi levado em consideração para que fossem analisadas as eficiências ofensiva e defensiva da equipe e mostradas nos gráficos acima ao aplicarmos modelos estatísticos avançados desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi especialmente para nossa base de dados.

Cada finalização, dependendo de onde e quando é feita, gera uma pontuação que é relativa à média de todos os jogadores que fizeram finalizações nos Brasileirões. Esse desempenho médio é um referencial para todos os atletas. Os jogadores acima da média marcam mais pontos para a eficiência de suas equipes, e os abaixo da média, puxam esse desempenho para baixo da linha vermelha dos gráficos.

Quando o time é eficiente em fazer e evitar gols considerada a média do que ocorreu no passado, sua pontuação em eficiência sobe acima da linha horizontal vermelha dos gráficos; se o time não é eficiente, desperdiçando chances que outros times conseguiram colocar dentro do gol, sua pontuação ofensiva cai abaixo da linha vermelha. O mesmo vale para os sistemas defensivos. Essas variações nos ajudam a fazer previsões como as utilizadas no Favoritismos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES