Isabel Salgado: Saiba qual foi a causa da morte da ex-atleta de vôlei

Ícone do esporte, Isabel morreu de maneira repentina nesta quarta-feira. Corpo foi cremado e cinzas serão jogadas no mar de Ipanema

Isabel Salgado: Saiba qual foi a causa da morte da ex-atletade vôlei | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Isabel Salgado partiu repentinamente, aos 62 anos, vítima de um quadro de pneumonia que evoluiu para Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto (SARA). A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela assessoria de imprensa da família da ex-atleta.

Ela foi internada pela manhã da última terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Intubada no decorrer do dia, precisou entrar na oxigenação por membrana extracorporal (ECMO), mas não resistiu.

Isabel Salgado: Saiba qual foi a causa da morte da ex-atleta de vôlei

Leia Mais

Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o médico Alberto Chebabo explica que a doença que vitimou Isabel se comporta de maneira muito semelhante à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se popularizou com a pandemia da Covid-19.

– A SARA é uma lesão pulmonar que compromete a respiração, normalmente causada por um agente infeccioso, que pode ser viral ou bacteriano. No caso dela, ao que tudo indica, foi uma bactéria. A doença leva a um quadro de insuficiência respiratória e a pessoa eventualmente precisa ser entubada – diz.

A produtora Paula Barreto, que preparava um documentário ao lado de Isabel, chegou a enviar, na quarta-feira, uma mensagem a amigos de ambas comunicando a morte da ex-atleta. No texto, ela diz que Isabel procurou o hospital após sintomas gripais e que testou negativo para Covid.

"Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã . Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI . Detectaram um bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca as 4 da manhã hj e não resistiu", escreveu a cineasta.

A rapidez na evolução do quadro de Isabel impressiona. Chebabo completa:

– A velocidade depende do quadro. Normalmente você vai tendo um quadro progressivo, mas se o atendimento é tardio e o paciente chega ao hospital com um comprometimento grande do pulmão, pode ser grave e evoluir de forma rápida. O que imaginamos é que tenha sido uma pneumonia bacteriana que evolui de maneira muito rápida e levou a esse quadro grave que não conseguiu ser revertido.

Despedida com aplausos, rosas e música

Em uma cerimônia que contou com saxofone e violão, o corpo de Isabel Salgado foi levado para o Crematório da Penitência, no Caju, sob aplausos nesta quinta-feira. Os cinco filhos da ex-atleta lideraram o cortejo, com Carol Solberg e Pilar e Maria Clara Salgado caminhando abraçadas. Carol, que segue os passos da mãe e está na segunda colocação do ranking mundial de jogadoras de vôlei, disse que as cinzas de Isabel serão lançadas no mar de Ipanema.

— A minha mãe foi um furacão, uma mulher fora do comum. Ela não amava só a gente, minha mãe amava gente. Uma mulher que ensinou a amar e foi muito amada. Hoje foi um dia de celebrar ela, que segue muito viva dentro da gente — afirmou Maria Clara Salgado, que também é atleta de vôlei de praia: — Não era a hora dela ainda, que viveu só 62 anos, mas viveu intensamente como poucas pessoas viveram.

No caminho até o crematório, um saxofonista tocava “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. Uma camisa da seleção feminina de vôlei da década de 1980 foi colocada sobre o caixão. Na chegada ao local, amigos e familiares jogaram pétalas de rosa, enquanto cantavam a música "Não quero dinheiro (só quero amar)", de Tim Maia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES