Itália sofre, mas vence Irlanda por 2 a 0 e avança às quartas de final da Eurocopa 2012

Com isso, o Grupo C se encerra com Espanha na ponta com sete pontos, enquanto os italianos seguem com cinco pontos

Italianos comemoram gol de Cassano em vitória sobre a Irlanda | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Veio com drama a classificação da Itália às quartas de final da Eurocopa 2012. Nesta segunda-feira, em Poznan, a equipe do técnico Cesare Prandelli derrotou a Irlanda por 2 a 0 e avançou à próxima fase na vice-liderança do Grupo C, que contou com a Espanha na primeira colocação. Para obter sua vaga, os italianos precisavam do triunfo e de vitória espanhola ou empate sem gols, sendo que o primeiro aconteceu.

Com isso, o Grupo C se encerra com Espanha na ponta com sete pontos, enquanto os italianos seguem com cinco pontos. Os adversários para as quartas de final saem nesta terça-feira, com os jogos do Grupo D.

O primeiro gol da vitória italiana foi marcado por Antonio Cassano, atacante que superou um drama no último. O jogador sofreu um acidente vascular no início da temporada e desfalcou o Milan por meses. O centroavante, porém, se recuperou e conseguir fazer parte do time que disputa a Eurocopa.

Para o jogo contra a Irlanda Prandelli escalou Di Natale ao lado de Cassano, sacando o criticado Mario Balotelli. A nova dupla de ataque rendeu bem e produziu bons lances ofensivos para a seleção azul contra os já eliminados irlandeses. Balotelli entrou no segundo tempo e fez gol de voleio.

O jogo

O primeiro minuto foi intenso, com os times buscando o ataque para inaugurar o placar logo cedo. A seguir, porém, iniciou-se um domínio completo da Itália, ciente da necessidade de gols para garantir sua classificação. A defesa irlandesa era pesada no meio de campo, e o time azul via suas jogadas estranguladas pela marcação em Pirlo.

Pouco a pouco, porém, a Irlanda começou a ruir e permitir a aproximação italiana. Aos 27min, Di Natale recebeu bola na área e chutou de primeira, mas a bola ficou na defesa adversária. Três minutos depois, o artilheiro da Udinese arriscou de fora e a bola acertou o ombro de St. Ledger. A equipe azul pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o lance seguir.

O ataque da Itália seguiu supremo, e aos 33min Di Natale ficou muito perto de abrir o placar. O atacante pegou bola quase na linha de fundo e finalizou sem ângulo - gol só não saiu porque Dunne tirou na linha. No minuto seguinte, não houve como evitar. Em escanteio, Cassano desviou de cabeça e Duff tirou já 40 cm de dentro do gol, mas a arbitragem confirmou corretamente o tento.

O jogo voltou animado do intervalo, com a Itália disposta a buscar o segundo gol rapidamente. Aos 2min, Balzaretti cruzou na área e Di Natale completou em cima da zaga adversária. no minuto seguinte, Cassano recebeu de Balzaretti, e a finalização do atacante foi afastada por Dunne.

A já eliminada Irlanda apareceu ofensivamente aos 14min, em chute de Andrews que Buffon encaixou com tranquilidade. A equipe britânica ainda era ativa no ataque e dava a impressão de que complicaria a situação da Itália no Grupo C. Ao fim, porém, Balotelli fez gol de voleio em cobrança de escanteio e garantiu a vitória.

Ficha técnica

ITÁLIA 2 x 0 IRLANDA

Gols

ITÁLIA :

Cassano, aos 35min do 1º tempo, e Balotelli, aos 45min do 2º tempo

ITÁLIA : Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini (Bonucci) e Balzaretti; Pirlo, Marchisio, De Rossi e Thiago Motta; Cassano (Diamanti) e Di Natale (Balotelli)

Treinador: Cesare Prandelli

IRLANDA: Given; O"Shea, St. Ledger, Dunne e Ward; Whelan, Andrews, McGeady e Duff; Keane (Cox) e Doyle (Walters)

Treinador: Giovanni Trapattoni

Cartões amarelos

ITÁLIA : Buffon, Balzaretti e De Rossi

IRLANDA: Andrews, St. Ledger e O"Shea

Cartões vermelhos

IRLANDA: Andrews

Árbitro

Cüneyt Çakir (TUR)

Local

Estádio Municipal, em Ponzan (ITA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES